EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 21/07/2022
É claro e evidente que muitos estão querendo saber nossa opinião quanto ao evento de ontem, na visita do ex-presidiário e pré-candidato a Presidente da República a Serra Talhada, o Lula da Silva.
Não nos faremos de rogado. Diremos sim o que achamos de tudo.
Então vamos do começo.
Desde o anuncio deste evento que vimos dizendo que acreditávamos que teria um grande público, afinal não era um evento apenas para Serra Talhada, era um evento para região, e aqui na região, além de Serra Talhada que tem uma prefeita petista, as cidades, principalmente do Pajeú, são lulistas de carteira, e não é de hoje.
E foi tal o que havíamos dito: Muita gente, mas confessamos, se formos levar em consideração que tinha participantes de toda região, foi bem menor do que esperávamos, e se confirma também o que havíamos previsto, se dependesse apenas de Serra Talhada, literalmente seria um fiasco, o que traz de volta o questionamento: Lula tem mesmo a quantidade de votos que pensa ter aqui no interior?
Já tínhamos lamentado antes e voltamos a lamentar. É triste ver o uso da máquina pública no intuito de promover um candidato sem que as autoridades competentes atuem para impedir tal crime.
E agora não nos referimos ao dinheiro do ‘fundo eleitoral’, gasto pelo PT no evento do seu candidato. Este aí é dinheiro nosso, do contribuinte, já foi dito isso milhões de vezes, mas é legal, é permitido por lei. Nos referimos agora ao dinheiro gastos pelas prefeituras, por meios escusos para patrocinar a vinda de militantes para ‘abrilhantar’ o evento do petista.
Isso sim incomoda, porque é dinheiro nosso usado de maneira criminosa.
Não sabemos porque o Ministério Público não atua. Dizer que não sabe é pura lorota, é se fazer de cego e surdo, porque confissões foram feitas publicamente, como foi o caso lá na Rádio Pajeú, quando um militante confessou que a prefeitura é que estava patrocinando o transporte. Será que precisa mais do que isso?
Mas vamos voltar para o evento propriamente dito, aqui em Serra Talhada, como também em Garanhuns e no Recife.
É nossa vez de fazer a pergunta: o que teve de novo?
O que Lula trouxe de novo?
Repetiu promessas amareladas. Repetiu o discurso de sempre, não apresentou nada de novo.
Falou para uma plateia dele mesmo, até porque a entrada no evento era controlada, só participava petistas ou simpatizantes da Frente Popular. Até mesmo eleitores de Lula, mas que apoiam outro candidato que não o da Frente Popular estavam sendo barrados, logo, Lula falou para os seus, para os mesmos.
Na Bíblia está escrito que Jesus veio pelos pecadores. Ou seja, pregava para os pecadores, para os pagãos.
Quem já estava salvo, já estava salvo, pra que pregar pra eles? É chover no molhado.
Tem uma música que fala exatamente isso: pra que chover no mar que já tem tanta água?
Pois é. O que Lula apresentou de novo para os seus liderados? Quem ele converteu? Qual o saldo final? Somou alguma coisa?
Se muito a conta deu empatada.
Em verdade até que duvidamos muita que tenha dado empatada.
Sabemos que o ex-presidiário sempre foi muito bem votado aqui em Serra Talhada, ele até relembrou isso no seu discurso, é claro que recebeu a informação da sua assessoria, por si só ele chamais saberia deste detalhe, mas queremos saber o seguinte: será que ele repete a performance da sua última eleição aqui?
Temos dúvida.
Vendo o que vimos ontem… a ‘multidão’, que para ser bem francos ´uma ‘multidão tímida’, acreditamos ainda mais que a performance não se repete.
Mas não adiante ficar falando. Não temos como fazer comparações e tudo que dissermos será sempre simples especulações. Resta então esperar o abrir das urnas, aí sim, vai se tirar a dúvida.
Mas no balanço geral é isso: apesar de muita gente, se formos dividir para todos os municípios que enviaram suas caravanas, acabou sendo menor do que o esperado.