GOVERNO DOS EUA ANUNCIA REVOGAÇÃO IMEDIATA DOS VISTOS DE MORAES E ALIADOS NO STF
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) a revogação dos vistos americanos concedidos ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, bem como aos seus familiares e aliados no tribunal.
De acordo com Rubio, o presidente Donald Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros que estejam envolvidos em restrições à liberdade de expressão nos Estados Unidos.
“O Presidente da República deixou claro que seu governo responsabilizará os estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos”, escreveu Rubio em sua mensagem. “A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos.”
O secretário de Estado finaliza assim: “Portanto, ordenei a revogação imediata dos vistos de Moraes e seus aliados na corte, bem como de seus familiares próximos.”
Apenas três ministros do STF não terão vistos revogados: André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques.
A decisão norte-americana representa um agravamento sem precedentes nas relações diplomáticas com o Judiciário brasileiro e ecoa a retórica adotada por Donald Trump, que em postagens recentes acusou o governo Lula e o STF de perseguirem Bolsonaro por motivações políticas. As manifestações do presidente dos EUA foram citadas por Moraes como elementos que embasaram as novas medidas cautelares contra Bolsonaro, sob alegação de incitação contra a ordem democrática e o Poder Judiciário.