HOSPAM GANHA NOVA EQUIPE ESPECIALIZADA PARA REFORÇAR ATENDIMENTO NA REGIÃO
O Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, vai contar com uma nova equipe multiprofissional especializada em atendimento a pacientes com doenças graves e crônicas, beneficiando moradores de Serra Talhada, Flores e outros 20 municípios do Sertão do Pajeú e Moxotó.
A iniciativa foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite de Pernambuco (CIB/PE) nesta quarta-feira (12), por meio da Resolução nº 8464/2025, que autoriza a criação de equipes de referência nas macrorregiões II, III e IV do Estado.
O blog apurou com exclusividade, que com a medida, o Hospam será sede da Equipe Matricial de Referência, responsável por atender uma população estimada em mais de 420 mil pessoas, que vivem nas regiões de saúde de Afogados da Ingazeira (X) e Serra Talhada (XI).
A área de abrangência inclui os municípios de Afogados da Ingazeira, Betânia, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Custódia, Flores, Floresta, Iguaracy, Itacuruba, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Serra Talhada, Tabira, Triunfo e Tuparetama.
Além de Serra Talhada, também foram contemplados o Hospital Regional do Agreste (Caruaru) e o Hospital Regional Inácio de Sá (Salgueiro). Cada unidade receberá um incentivo de R$ 65 mil mensais, totalizando R$ 780 mil por ano, para custeio e manutenção dos serviços.
De acordo com a CIB/PE, as equipes multiprofissionais atuarão em parceria com as redes municipais de saúde, priorizando o atendimento humanizado e o acompanhamento integral de pacientes e familiares durante o tratamento.
A resolução foi assinada pela presidente da CIB, Zilda do Rego Cavalcanti, e pelo presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PE), Elídio Ferreira de Moura Filho, e já está em vigor.
Com a implantação da nova equipe, o Hospam se consolida como referência regional em atendimento especializado, fortalecendo a rede pública e ampliando o suporte aos municípios do Sertão do Pajeú e Moxotó, com destaque para Serra Talhada e Flores.
Informações do Blog de Junior Campos

