TRETA PESADA: VEREADOR ACUSA MÃE DA PREFEITA DE LHE CHAMAR DE ‘NEGRO SEBOSO’
O vereador China Meneses, de Serra Talhada denunciou ter sofrido ataque racista feito pela sua colega vereadora Alice Conrado, durante uma sessão na Câmara de ereadores local.
Segundo China, a vereadora lhe chamou de ‘negro seboso’.
China até pouco dias atrás fazia parte dO grupo da prefeita Marcia Conrado, e conforme declarou foi ‘expulso’ do grupo pela prefeita, após essa citada expulsão, China passou a integrar a oposição a gestão da prefeita e passou a fazer denúncias contra Márcia Conrado.
A vereadora Alice Conrado é mãe da prefeita, e, acredita-se tenha tomada as ‘dores’ da filha passando a confrontar o vereador China.
O suposto ataque de Alice ao vereador pode ser classificado como crime de racismo e o episódio gerou imediata reação de movimentos sociais e lideranças políticas.
O movimento LGBTQIANP+ e o coletivo Negros Existimos, emitiram uma nota de repúdio, assinada por Eliton Oliveira, diretor das duas entidades. No texto, classificam a fala como “inaceitável” e um “claro exemplo de racismo que não pode ser tolerado em nossa sociedade”.
A nota cita a Lei nº 7.716/89, que tipifica o crime de racismo, e cobra providências do Ministério Público de Pernambuco, dos movimentos negros estaduais e nacionais, bem como da Câmara de Vereadores, para investigar o caso e aplicar as devidas punições à parlamentar.
Em resposta, a vereadora Alice Conrado divulgou nota negando categoricamente a acusação. Segundo ela, “é absolutamente inverídica a acusação de que proferi qualquer ofensa pessoal ao referido parlamentar”.
O assunto tem gerado reações de diversas lideranças políticas do município. O também vereador Lindomar Diniz classificou po incidente como ‘um ato criminoso’ que deve ser combatido.
Em rodas de conversas na cidade comenta-se de que China poderá acionar a vereadora criminalmente, bem como também pedir uma punição por falta de decoro da colega junto a presidência da Câmara de Vereadores
Esta não é a primeira vez que o termo ‘seboso’ é atribuído a declarações da vereadora Alice Conrado. Em 2024, na campanha para reeleição da sua filha, ela chegou a chamar o deputado Luciano Duque de ‘deputado seboso’. Duque é pai do naquela época adversário de Márcia na eleição, o advogado Miguel Duque.
“O que agrava mais neste momento é que o termo ‘seboso’ vem acrescido da ofensa racista: ‘negro seboso’, conforme denuncia o vereador China”, lembrou um analista político.