EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 30/09/2022
O debate promovido pela Rede Globo entre os presidenciáveis ontem fez jus ao momento que vive a emissora. Ela (a Globo) que já se destacou como uma das mais respeitadas e credibilizadas do mundo, que imperava aqui no território nacional, se transformou, de fato em algo ridículo e desprezível.
O Debate desta noite mostrou tudo.
É quase que unânime as críticas ao formato, ao horário a condução, e tudo mais. Informes positivos só mesmo nos noticiosos da própria emissora.
Infelizmente o maior veículo de comunicação do país deixou-se levar pelas paixões. Deixou falar mais alto os interesses econômicos e confiou demasiadamente no sua hegemonia, ultrapassou barreiras e tornou-se arrogante.
Assumiu, descaradamente e abertamente a defesa de alguém que ela mesmo em diversos momentos condenou, e não sem razão. Na época, a emissora se prestava a levar a informação de verdade, na época que a emissora, pelo menos aparentemente se preocupava mais com os fatos reais, não se fazia de rogada e mostrava os descasos de governos corruptos que estavam abocanhando o patrimônio do povo brasileiro.
Não se sabe o porquê, mas de repente a emissora aparelhou-se… deu um verdadeiro ‘cavalo de pau’ e passou a defender, a santificar as mesmas pessoas que antes chamava de bandidos.
Como entender?
Por uma questão que também claramente nunca foi exposto, elegeram o atual presidente como inimigo, e nada que este governo faça de positivo tem repercussão na emissora.;
Outras que seguiram a mesma linha até que ainda disfarçam em alguns momentos, mas a Globo não, ela se mantém na sua cruzada contra o governo, e consequentemente contra o país.
Não interessa a tão famosa ‘Vênus Platinada’, os acertos da nossa economia, não importa a criação de empregos, a pujança do nosso agronegócio, o crescimento do PIB, nada disso importa, sempre existe um ‘mas’.
Juntamente com outros conglomerados gigantescos de comunicação, a emissora formou um consórcio onde uma ordem unida foca apenas no ‘quanto pior melhor’.
Criaram até expressões, como ‘despiora’, apenas para não citar que melhorou.
Para eles, que durante décadas exploraram os cofres públicos através de verbas de investimentos em comunicação, com contratos mais que super majorados, é fácil comprar esta briga e puxar para o fundo do poço todo país.
Pois é isso mesmo, criam suas narrativas, usam seus contatos na imprensa internacional e vendem uma imagem negativa do país.
Não estão nem aí se esta imagem negativa vai ou não prejudicar milhões de brasileiros, problema dos mais fracos, eles, os todos poderosos continuarão com seus banquetes, se fartando da desgraça alheia.
Assim como numa famigerada rodada de entrevistas que realizou, onde escancarou o seu posicionamento promíscuo, ontem no debate consolidou-se a rejeição do povo pela ‘Vênus’.
Pouca repercussão teve entre o povo, logo se a intenção era influenciar eleitores, a intenção fracassou, o que se comenta ’na geral’, é que foi tudo um circo, uma palhaçada… um ringue, um show de ‘telequete’… e o povo gosta de ringue… mas para rir, e não para levar a sério.