EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 08/10/2024
Passaram as eleições… começa a voltar tudo ao normal.
Para as cidades onde não tem segundo turno, como é o caso de Serra Talhada, acabou o mundo da fantasia. Acabou o carnaval prolongado da campanha, onde tudo era festa, e onde estava liberado os mais extravagantes devaneios, onde era permitido dizer o que viesse na cabeça… prometer como sem falta e faltar como sem dúvida, como diz o poeta.
Pois bem, ainda nem passou a ressaca direito e as cobranças da população já começam a encherem as caixas de mensagens das rádios locais.
No nosso caso, aqui em Serra Talhada, foi reeleita a prefeita, que já está quase concluindo seu primeiro mandado de 4 anos e agora parte para a reedição por mais quatro anos.
Durante estes quase quatro anos que ela está no poder, uma das áreas mais cobradas foi sem dúvida a saúde, que tem como secretária sua sogra, Lisbeth Rosa. Foram tantos os atritos que gerou até um rompimento da prefeita com o vereador Vandinho, que era seu aliado e acabou sendo convidado a deixar o grupo, exatamente por cobrar e criticar a secretária de saúde.
No que diz respeito a Vandinho, a prefeita e a secretária terão um sossegou, o vereador não conseguiu ser reeleito, logo, certamente não estará fazendo suas costumeiras cobranças da pasta, mas, o povo, já agora começa a cobrar.
Apesar da prefeita, durante todo este seu mandato, e mais ainda agora na campanha tenha enaltecido e fantasiado um serviço de saúde pública exemplar, parece não ser bem assim.
Hoje mesmo já recebemos aqui em nossa caixa de mensagens cobranças de moradores da Cohab reclamando dos serviços do Posto de Saúde lá da comunidade. A denúncia diz que raramente tem médico no Posto, reclama da maneira que o pessoal do posto atende a comunidade…”o médico da noite, quando vai mal atende a gente. Ele fica no birô e a gente na porta e de lá ele apenas pergunta o que estamos sentindo, e pronto”, disse uma moradora.
Ai nos perguntamos: é esse o atendimento de excelência?
O atendimento que diz a prefeita é referência?
É bom lembrar que ela prometeu inclusive informatizar a marcação de consultas, uma promessa que ela já fez quatro anos atrás, mas que não cumpriu, agora, será que vai cumprir?
Mas não parou só aí. Fomos procurado por um servidor da secretaria de saúde que pediu que mandássemos um recado para secretária: “Cadê o dinheiro do pagamento dos servidos… o gato comeu?”, perguntou ele e nós reproduzimos aqui, e acrescentamos: o que está acontecendo na secretaria de saúde que não pagou ainda aos seus funcionários?
Se fala que a prefeita agora vai tratar montar seu novo governo, e aí, a secretaria de saúde vai continuar do mesmo jeito, vai ter mudanças?
Como falamos. Foi a secretaria campeão em reclamações e agora, vai mudar, ou a sogra é ‘imegível”.
Vamos esperar e ver o que acontece.