A CULTURA DE SERRA TALHADA COBRA REABERTURA DO MUSEU DA CIDADE
Uma matéria na imprensa local chama a atenção para a situação da Casa da Cultura de Serra Talhada, que na verdade trás apenas o nome da Fundação criada em 1986, mas que hoje se chama Fundação Cultural de Serra Talhada.
O Assunto já havia sido trazido à tona aqui no X da Questão, exatamente quando surgiram notícias do desmonte do Museu da Cidade, que segundo a direção da atual Fundação Cultural, o espaço passaria a abrigar exposições itinerantes.
Foi chamada a atenção para o crime cultural e de memória que se estava cometendo, afinal no Museu da Cidade, mantido no antigo prédio do Fórum, que já abrigou também a Assembleia Legislativa do Município e sede da então Casa da Cultura, e abrigava peças, fotos e utensílios que contavam a história da cidade e dos seus personagens.
Após algumas denúncias, circularam boatos de que o Museu Estava sendo remontado, e de fato a Casa da Cultura vem de portas fechadas desde o final do ano passado, e até agora se mantém de portas fechadas sem que a direção da Fundação dê nenhuma satisfação a população.
O Museu. Como já foi alegado, que antes funcionava de domingo a domingo, inclusive em horário noturno, chegou a receber mais de 30 mil visitas em um ano e era de suma importância para geração atual que tinha nela um local para pesquisa e de conhecimento.
O caso é reacendido agora na imprensa depois de que foi revelado que recentemente um casal de turistas esteve na cidade em visita e depois de visitar o Museu da Cangaço, que é mantido pela Fundação Cultural Cabras de Lampião buscou conhecer o Museu da Cidade mas deu de cara (literalmente ) na porta.
O fato é lamentável, já que, até mesmo o Museu do Cangaço, que se mantém de forma privada, teve quando de sua criação o incentivo e apoio da então casa da Cultura.
Estudiosos e intelectuais da cidade, assim como toda população cobra uma atitude do governo municipal para a reabertura, urgente, do Museu da cidade.
Enviamos indagações ao presidente da Fundação Cultural, Josenildo Barboza, mas até o fechamento desta matéria não tivemos nenhuma resposta.