ATRIZ CLAUDIA MAURO REVELA TER ENFRENTADO ASSÉDIO NOS BASTIDORES DA ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO
Claudia Mauro, conhecida por interpretar a personagem Capitu na Escolinha do Professor Raimundo (1990-2001), da TV Globo, compartilhou relatos de assédio que sofreu nos bastidores do programa. A atriz revelou que foi vítima de vários tipos de assédio, destacando um caso em particular, onde um ator do elenco a perseguia e até chegou a oferecer dinheiro para que ela ficasse com ele.
Na época, Claudia já estava casada com seu atual marido, Paulo César Grande, mas isso não impediu que o colega de trabalho a assediasse. Segundo a atriz, o ator, cujo nome não foi revelado e que já faleceu, a incomodava insistentemente.
“Um ator cismou comigo num grau… Ele ligava lá em casa com convite para sair. Teve uma vez, em uma carona, que ele falou: ‘Eu te pago, quanto você quer para ficar comigo?’”, contou Claudia em entrevista à revista Caras.
Ela destacou que o ator era mais velho e fazia apenas participações especiais no programa humorístico liderado por Chico Anysio (1931-2012). Claudia afirmou que acredita que o ator era de outra geração e via nesse tipo de comportamento uma maneira de conquistar mulheres, especialmente as mais jovens. “A pessoa envelhece, mas por dentro ela continua sendo o que sempre foi”, refletiu a atriz.
Atualmente com 55 anos, Claudia Mauro revelou que sua personagem na Escolinha pode ter incentivado os assédios, que ocorreram principalmente quando ela tinha entre 19 e 20 anos. Capitu era retratada como uma personagem “gostosa e burra”, o que reforçava a objetificação feminina.
“Eu sofria assédio direto, nossa. Nunca tomei medida, a gente nem via dessa maneira. Mas, já fui fazer teste para filme que o diretor falava: ‘Dá uma viradinha, por favor’. Outro já falou: ‘Tem namorado?’. O homem se sentia no direito e ninguém fazia nada, tinha mulher que nem respondia”, lamentou Claudia.
Para lidar com essas situações, ela adotava uma postura simpática e tentava evitar a conversa. Irmã mais nova do ator André Di Mauro e casada com Paulo César Grande, Claudia acredita que seu relacionamento com uma figura conhecida a proporcionou algum tipo de proteção.
“Ele era ‘galãzaço’ nos anos 1980, um homem grande e famoso. Então, não mexiam [tanto] comigo”, concluiu a atriz.