CAIXA SUSPENDE PAGAMENTO DO EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL
A Caixa Econômica Federal suspendeu o pagamento do Empréstimo Auxílio Brasil. A decisão foi tomada após pedido do Tribunal de Contas da União (TCU), expedido na última segunda-feira (24).
Em razão da solicitação, a Caixa suspendeu o pagamento do empréstimo para os contratos firmados ontem. Segundo o banco, a decisão atende ao requerimento de prudência do TCU.
“O documento estabelece prazo de 24 horas para o banco apresentar a documentação comprobatória da regularidade de seus procedimentos, pleito esse que será plenamente atendido no prazo estabelecido“, diz o comunicado.
“Nos contratos que foram celebrados na data de hoje, a Caixa informa que não há previsão de liberação de valores financeiros referentes a essas solicitações, nas próximas 24 horas, cumprindo automaticamente a prudência recomendada”, afirmou o comunicado.
Nesta segunda-feira, o TCU concedeu 24 horas para que a Caixa apresente documentação como pareceres, notas técnicas, resoluções e decisões colegiadas sobre os contratos firmados pelo Empréstimo Auxílio Brasil até o momento.
O magistrado também solicitou detalhes sobre taxa de juros, rentabilidade, inadimplência esperada e a aprovação da linha de crédito relativa ao empréstimo.
De acordo como o Ministério Público do TCU, o grande número de liberações do empréstimo “impõe dúvidas sobre as finalidades perseguidas e sobre o respeito aos procedimentos que salvaguardem os interesses do banco e o interesse público”.