EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 05/12/2024
Um desastre esse final de mandado da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado. Para ela, ainda bem que foi reeleita e tem mais uma sobrevida (tal qual em jogos de vídeo game), tem mais quatro anos para nessa sua segunda gestão, no Marcia 2 tentar reparar a enxurrada de denúncias que caíram sobre ela nestes últimos dia do Marcia 1.
Algumas das intempéries que vem vivendo a gestora, vem sendo promovida pela sua oposição, mais diretamente pelo grupo de Luciano Duque, derrotados nas eleições, buscam agora tumultuar a vida da prefeita, um fato normal dentro das movimentações políticas.
Mas é preciso dizer que nem tudo parte dos ‘duquistas’, são outras denúncias de má gestão que pelo visto estavam represadas e agora transbordam.
O fato curioso é exatamente esse: porque nada foi exposto durante a campanha eleitoral? Porque só agora o cidadão resolveu colocar a boca no trombone?
Tem de tudo, de acusação de falta de médicos nos postos de Saúde (isso até já é corriqueiro), mas no período eleitoral ninguém falava nada, aí passa por falta de pagamento aos fornecedores de polpa de frutas para merenda escolar, também de falta de pagamento aos monitores da educação, o atraso no pagamento de parte dos professores aposentados e pensionistas, o não pagamento dos precatórios, a reposição do dinheiro do Fundeb, usado indevidamente para cobrir outras despesas, descumprimento de recomendação do MPPE sobre servidor em trabalho remoto, lembrando que este servidor possui 5 vínculos com a prefeitura, e muitas outras denúncias.
O mais grave se trata do vazamento dos áudios onde supostamente a prefeita, junto com seu marido e o vereador Gin Oliveira tentaram subornar o candidato a Vereador Odair Pereira, para mudar de lado. Gravações mostraram todo diálogo.
Esta sim, é o maior problema da prefeita. Pode dar cassação da sua chapa.
Ela, através da sua assessoria tenta minimizar informando que as provas foram consideradas ilícitas, pois o juiz em seu despacho disse que provas obtidas de forma clandestina, sem autorização da justiça nem tem validade…
Será mesmo que não tem?
O Juiz Sérgio Moro foi condenado e o atual presidente foi ‘descondenado’, baseado em provas roubadas, apresentadas pelo jornalista Glenn Greenwald, lembram?
As provas roubadas, adquiridas de hackers, foram utilizadas pelo ministro Fachin e o ex-presidiário está ai, presidente.
É Bom Márcia, seu grupo e seus advogados ficarem atentos, a justiça no Brasil é uma caixinha de surpresa.
Os áudios do caso Odair incriminam a prefeita e é, sem dúvida um crime eleitoral, agora se isso vai lhe condenar ou não, é outra questão.
Pode ser que sim, pode ser que não.
O certo é que um verdadeiro turbilhão vem assolando esse final de gestão de Márcia Conrado, e ainda tem pela frente um possível distanciamento de seu aliado, Sebastião Oliveira e também da governadora Raquel Lyra.
Um péssimo final de governo, que queira ou não terá suas consequências no início da nova gestão, a começar pela indicação de novos secretários.
Vamos aguardar para ver no que dar.