EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 02/02/2023
E pronto, aconteceu o que os ministros do STF mais desejavam, o senador Rodrigo Pacheco foi reeleito presidente do senado brasileiro.
Era tenso o clima entre os Magistrados da mais alta Corte com a possibilidade de uma derrota do mineiro Rodrigo Pacheco, afinal, é ele que está sentado em cima de diversos pedidos de impeachment contra ministros do STF, somente Alexandre de Moraes coleciona 60 pedidos.
É bom lembrar que existem pedidos feitos pelos parlamentares e até mesmo um de cunho popular com mais de 3 milhões de assinatura, mas Pacheco ignora, e como o presidente do senado é quem pauta, ele apenas deixa repousar em suas gavetas tais pedidos.
Sem falar que também existe a intenção de se abrir CPI para investigar a Corte Suprema e também os movimentos que aconteceram no dia 8 de janeiro… e não se sabe porque, o governo, e o STF não quer nada disso, assim sendo, Pacheco é a pessoal ideal para está na função que está.
Apesar do alívio de quem pelo visto quer esconder algo, os ministros não estão assim tão despreocupados, afinal, mesmo perdendo a oposição mostrou força e obteve 32 votos, o suficiente para abrir as CPIs desejada, e mesmo o suficiente para ‘barrar’ alguns projetos do governo.
Se especula que agora, depois de diagnosticado a real situação do senado, que o palácio do planalto vá investir ‘com força’ para cooptar senadores da oposição, resta então torcer para que se mantenham íntegros.
Pacheco continua então, presidente do senado e do Congresso Nacional, e somente aí é que se pode frear o ímpeto totalitaristas do Executivo e do STF.