EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 02/06/2022
Afinal, quem está mentindo?
Não faz nem uma semana direito que o instituto DataFolha apresentou um pesquisa onde a vantagem do ex-presidiário Lula sobre o atual presidente Jair Bolsonaro, nas intenções de voto para eleição para presidente era superior a 20%, aí agora, o Instituto Paraná Pesquisa mostra o resultado da sua pesquisa ontem e a diferença é ainda a favor do ex-presidiário, só que despenca para meros 6,1%?
Que diferença tão grande é essa?
E tem mais, na pesquisa espontânea os dois pré-candidatos estão empatados?
É por isso que nos damos ao direito de perguntar: quem está mentindo?
É claro que o cidadão é livre para acreditar em quem quiser, mas convenhamos, estes institutos estão brincando com números, e até desconfiamos que manipulando para influenciar na decisão do eleitor.
Não vamos defender nenhum dos dois, mas seja como for é preciso ver que colocam em risco a própria credibilidade.
Vimos o que aconteceu na campanha passada para presidente.
Vimos erros gritantes destes institutos.
Lembram que o atual presidente perdia até para ‘cega Maria”?, e no final o que vimos?
Em verdade vimos que o Paraná Pesquisa foi quem andou mais próximo da realidade.
Esses números estapafúrdios, para depois, na prática se ver outra coisa acaba inclusive alimentando a desconfiança que paira sobre a integridade das unas eletrônicas.
Some-se a números, que a nosso ver é um tanto exagerado, como o da DataFolha, a postura até certo ponto desesperada dos ministros do TSE para fazer valer, melhor dizendo, para impor suas normas… sem aceitar participação seja lá de quem for.
Uma necessidade de a todo momento mandarem recados, como o que mandou o futuro presidente do TSE, Alexandre de Moraes, dizendo que o candidato que publica Fake terá o registro cassado.
E cassado por quem?
Por ele.
Mas quem diz o que é Fake?
Ele também, isto é, ele é o dono da bola literalmente, e se dá o direito de bater o escanteio e correr para cabecear para o gol.
Somado a isto vimos ainda o desespero das esquerdas… dos apoiadores do ex-presidiário, e de próprio, como se estivessem antevendo um desastre e tentam a todo custo reverter o quadro.
Apontando o dedo sempre para alguém. Apontando nos outros os seus erros, as suas falhas.
Tudo isso nos leva a quê?
A ficar ‘cabreiros’. A desconfiar, olhar para os lados para tentar descobrir o que estão tramando, e nesta procura não tem como não perguntar: quem está mentindo?