EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 03/10/2022
Pronto, acabou o primeiro tempo desse jogo um tanto controverso.
Mas, mesmo alguns resultados não sendo como o visto nas ruas, outros levam esperança.
Falamos agora do segundo turno das eleições para presidente. Dizer que não esperávamos algo assim acirrado é no mínimo tentar esconder a verdade. Em momento algum deixamos de dizer aqui que seria algo acirrado e mesmo quanto muitos cantavam uma decisão em primeiro turno, fosse para que lado fosse, sempre nos mantivemos no posicionamento de que acreditávamos que teria sim o segundo turno, o que acabou se confirmando, e como se vê, com margens ‘apertadas’.
O que nos surpreendeu é o ex-presidiário na dianteira, isso porque foge totalmente ao que se enxergava nas ruas, ou mesmo até o que ainda se enxerga.
Muita coisa fica necessitando de explicações. Exatamente porque o que se viu no país inteiro, mesmo ontem no dia da eleição, era de pessoas caracterizados com as cores do presidente Bolsonaro, mas no final o que deu: Lula na frente com 5% na frente.
E mesmo vendo, e com bons olhos, o país tomar um caminho conservador e de direita, estranhamos que isto não tenha pesado favoravelmente para o presidente da República.
Mas não adianta ficar remoendo sobre isso, o certo é que como imaginávamos, está ai um segundo turno, e mais uma vez ousamos prevê que não será nada fácil, para nenhum dos lado.
Começa uma nova campanha.
Acordos, alianças terão que serem reavaliadas, refeitas, outras novas terão que serem conquistadas, e aí até o dia da eleição (no caso do segundo turno) no domingo dia 30 vamos voltar a escutar muita coisa.
Só esperamos que agora, neste segundo tempo, o judiciário, e falamos aqui especialmente do STF e TSE, se mantenham a distância. Que não usem e abusem do ativismo político em favor do seu candidato preferencial.
Já fizeram o que tinham que fazer, que nunca poderiam ter feito, como tornar elegível um ex-presidiário, condenado em mais de um tribunal do país, mas que prega aos quatro cantos ser inocente, até na ONU, e ninguém pode desmenti-lo, pois nossos Ministros Supremos partem logo em seu favor e proíbem qualquer desmentido. Pois bem, que este judiciário deixa o pleito fluir sem as suas interferências maléficas.
Infelizmente, o nordeste, esse nosso nordeste que tanto queremos defender, nos decepciona e vota em peso a favor de um candidato que nada fez, e o que fez foi ruim, e que se apresenta como a salvação do povo. Mas que salvação?
Porque infelizmente nossa brava gente nordestina faz questão de se apresentar assim, de pires na mão, ‘esmoleando’ uma ajudinha aqui outra acolá?
Mas porque isso?
Esta gente que só em enfrentar as intempéries do clima da sua região já se mostra forte. Esta gente que foi descrita como assim mesmo ‘o sertanejo é antes de tudo um forte’, se passa pela humilhação de ser usado como massa de manobra.
Tá aí o resultado das urnas. 9, dos dez estados que possuem maior número de analfabetos elegeram Lula. E onde estão estes 9?
No Norte/Nordeste.
Porque e até quando teremos que ser apresentados assim?
Como imagem da fome, do analfabetismo, do atraso?
Sabe até quando?
Enquanto nos permitirmos ser usados por estes inescrupulosos que desejam isso mesmo, dar uma esmola e manter esta população presa pela ‘barriga’, pela fome.
Apesar de toda lamúria, tem o que se comemorar. Estamos vendo aos poucos caírem alguns oligarquias… alguns feudos são desmantelados.
Veja São Paulo: Lá se foi a hegemonia do PSDB que já durava décadas
Aqui em Pernambuco vai embora quase 20 anos do atraso do PSB. Temos pela frente outros nomes, pena que um deles tenha raízes fincadas na mesma família que consolidou os socialistas no poder, mas, basta que os pernambucanos raciocinem bem e façam a escolha certa, apesar de já terem dado um mal passo elegendo mais um petista para o senado.
De qualquer forma são pequenas mudanças que poderão ajudar a construirmos um novo tempo para este nosso país.
Vamos então mais uma vez nesses próximos dias mergulhar em análises para tomar a decisão final no dia 30 vindouro.
Se lembrem, provavelmente vamos escutar mais ainda acusações e narrativas de todas as espécies, estejam preparados.