EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 05/08/2024
Hoje é o último dia para os partidos realizarem suas convenções e referendarem o nome dos seus pré-candidatos, para assim se transformarem em candidatos de fato e partirem para campanha propriamente dita.
Se afunila o processo eleitoral, e como hoje acontece a última convenção, no caso a que irá indicar a chapa encabeçada pela atual prefeita, Marcia Conrado que vai concorrer a eleição, completa o quadro.
Teremos então quatro candidatos à prefeitura: Luis Pinto, pela Rede-Psol, Jucélio Souza, pelo PL, Miguel Duque pelo Podemos e Márcia Conrado Pelo PT.
Aqui na nossa bancada tivemos a oportunidade de conversar com todos os candidatos, exceto com a candidata do PT, a prefeita Márcia Conrado.
Não foi por falta de convite.
Assim como fizemos com os outros candidatos, enviamos convite, até mesmo para candidatos de outros municípios como Triunfo e Afogados da Ingazeira, e tivemos a honra e o prazer de ser atendidos, e assim, eles puderam mostrar para os eleitores seus posicionamentos.
Infelizmente nosso convite não foi atendido pela prefeita Márcia Conrado, e esta não é a primeira vez que isso acontece.
Não sabemos explicar o porquê, até porque não nos foi dado nenhuma satisfação de não atender nosso convite.
Por mais de uma vez enviamos o convite e não tivemos nenhum retorno. A resposta foi o silencio.
É um direito do convidado, aceitar ou não o convite. Não vamos criticar ou ignorar isso, mas manda a etiqueta que pelo menos justifique a não aceitação. Até aceitamos que aleguem falta de agenda, etc. O que quiserem dizer, mas pelo menos se justifiquem, o que lamentamos é a falta de consideração, não por nós, mas pelos ouvintes que ficaram privados de conhecer um pouco melhor os projetos do pré-candidato.
Como dissemos, em outra oportunidade também não conseguimos falar com a atual prefeita, aconteceu na campanha anterior para prefeito, em 2020, o fato se repete agora.
De qualquer forma vamos continuar mantendo os eleitores e ouvintes ciente da movimentação de cada, agora candidato.
É preciso que o eleitor esteja atento a cada movimento. Que não se deixe levar pelo ‘oba oba’, das militâncias, que fazem de um momento muito sério, um verdadeiro ‘pastoril’.
Não se trata de cordão azul ou vermelho. Não se trata de uma partida de futebol com suas torcidas organizadas. O que se está em jogo são o destino do município, logo, nosso destino. Precisamos saber escolher, seja aquele, ou aquela que vai ocupar a cadeira do executivo, e com maior cuidado ainda os nomes que irão compor o Legislativo. É por lá que passa tudo. São os vereadores que direcionam, para o bem ou para o mal, os gestores.
As vontades dos agora candidatos… pelo menos suas vontades pessoais não podem se sobreporem as vontades do coletivo. Se colocam seus nomes para avaliação da população, é porque estão se colocando a serviço da comunidade… é a vontade do povo que deve prevalecer.
Afinal, está na Constituição: todo poder emana do povo… que se lembrem bem disso os que pretendem chegar ao poder… ao povo eles todos devem satisfação.
Nós aqui somos apenas um retransmissor… somos uma concessão pública, para transmitir para população os atos dos nossos gestores, dos líderes políticos… e temos este compromisso com nossos ouvintes, que poderão sempre contar com nosso trabalho.