EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 06/06/2022
Existe na sabedoria popular conselhos que deveriam serem observados com mais atenção, principalmente pelos políticos, pois vez por outra vemos eles tropeçaram na língua, ou no mínimo terem que beber da água que 1elamearam’.
Recentemente, agora no final da semana passada, a cúpula petista de Pernambuco num rompante de autoritarismo, bradou na imprensa que o filiado do partido que dissesse que votaria em Marília seria expulso da sigla.
Aqui, neste mesmo espaço comentamos que não seria fácil cumprir tal arrogância, por diversos motivos: um deles é que o filiado poderia até mesmo não dizer, mas lá, na cabine de votação, somente ele e a urna, seria difícil obedecer a ordem da cúpula. O outro é que, se forem fazer cumprir mesmo o dito, saí podem se preparar para reduzir e em muito o quadro de filiados.
Dissemos aqui e agora comprovamos. A maioria do PT não vota em Danilo Cabral, o candidato do PSB apoiado pela cúpula do PT de Pernambuco.
Não é de hoje que a maioria do partido namora com Marília. Que lhe acompanharam, viram ser rifada, quando tinha uma eleição garantida na mão, e depois traída, no caso da prefeitura do Recife.
Este movimento traiçoeiro o covarde da cúpula petista pernambucana só aproximou ainda mais as bases da candidata, que migrou para um satélite do PT, o Solidariedade, mas que se transformou na principal adversária dos líderes, tipo Humberto Costa, e levou com ela seus admiradores.
E agora?
Tá aí um manifesto assinado por um monte de petista declarando-se ‘marilistas’.
E aí vai todo mundo ser expulso?
Claro que não… sabemos que não, e resta a arrotadores de bravatas, engolir em seco, até porque, com certeza eles mesmos, sabem que Danilo está derrotado e no fundo torcem para Marilia chegar lá e acolhe-los no seu colo… e isso é tudo quer mais desejam.
Também vai ter que engolir em seco o todo poderoso deus Alexandre de Moraes, que num desvario de poder bradou que quem publicasse Fake nas eleições, ou mesmo colocasse em dúvida as urnas eletrônicas, teria o registro cassado.
Avisamos daqui que o deus estava se excedendo, e vamos provar. O presidente Bolsonaro continua colocando em dúvida a lisura das urnas e para arrematar declarou: ‘quero ver quem tem coragem de cassar minha candidatura’.
E aí?
O deus vai fazer valer o que disse?
Com certeza não. Ele sabe que o buraco é mais embaixo… ele sabe que se tentar fazer algo dessa natureza cria uma comoção nacional, e o resultado disso pode ser bem maior do que o que se possa imaginar.
Logo, diante desses dois exemplos, vamos reconhecer que a sabedoria popular de fato reflete a realidade, e não tem como não nos reportamos a um velho personagem de um programa humorístico que dizia: cala-te boca… cala-te boca”.
Sim, em tempo, o presidente Bolsonaro disse que se Lula for para o debate ele vai. Na verdade, nem disse, ele lançou o desafio: “Se ele for, eu vou” … vamos ver se Lula vai, até agora não se pronunciou.