EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 06/06/2023
É lamentável o que se vê acontecer em Serra Talhada. Ontem, nos nossos comentários durante o programa O X da Questão falamos sobre o total desconhecimento da programação junina do município.
É inadmissível que um município no porte de Serra Talhada, o maior do Sertão do Pajeú, o segundo maior do Sertão do Estado, ainda atua tão amadoristicamente quando se trata de calendário de eventos.
Ainda hoje, a imprensa da região amanheceu com o anúncio dos festejos juninos de Flores, um município bem menor. Também já se sabe o que vai acontecer em quase todas as outras cidades na região, menos aqui em Serra Talhada, que optou, não se sabe porque, em desprezar os eventos festivos.
Concordamos que o município não pode estar, como se diz ‘gastando com festas’ quando tem outras prioridades, ou outras necessidades.
Concordamos sim, só que, eventos tradicionais, como é o caso do São João, como é o caso da festa de Setembro, do Natal, não é para ser visto como gasto, é investimento.
Não deve mesmo a prefeitura se ‘enforcar’ para bancar tais festas, para isso existem os patrocinadores, mas é preciso lembrar que estes (os patrocinadores) só existem se existir também um calendário determinado. Se houver organização, previsibilidade por parte do município, através dos seus órgãos, no caso, secretaria de turismo e mesmo a Fundação Cultural, para que de mãos de um calendário, de um projeto, possa angariar patrocinadores.
Assim, no corre corre, no pega na rua nunca conseguirão patrocinadores, aí ficam assim, chupando o dedo, buscando maneira de tirar dos recursos municipais os valores necessários para fazer o evento. Nesse caso aí, é gasto e assim não compensa.
O município deve gastar o mínimo necessário para estruturar o evento, e fazer com ele girar a economia, gerar empregos e renda, direta e indireta, e assim há o retorno para os cofres públicos.
O comércio de Serra Talhada é sabidamente o maior de toda região, mas ele precisa do apoio do município para se fortalecer mais ainda, e esse apoio está na promoção de eventos que atraiam turistas, que incentive a população a gastar no comércio, seja de vestuário, calçadas, etc.
Peca aí também a CDL, que já foi extremamente atuante, mas que se encolheu ao ponto de ficar focada apenas em um evento, a Exposerra, as demais datas, como carnaval, dia das mães, dia dos namorados, são João, festa de setembro, natal… passam desapercebidas. Não se vê nada feito pelo CDL que traga incentivo para fazer movimentar o comércio. Cada um que se vire… cada um que busque suas soluções.
É lamentável.
Já dissemos isso aqui outras vezes e vamos voltar a repetir. É até um milagre que a economia do município vá tão bem. Devemos sim, muito a nossa posição geográfica, e a determinação e resiliência dos nossos empresários… se fosse pela dependência do poder público e da CDL… a vaca já tinha ido pro brejo.