EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 09/07/2024
Continua um mistério quem será o companheiro de chapa da prefeita Márcia Conrado nesta eleição.
Somente ela e o candidato do PL, Sargento Jucélio ainda não revelaram ainda seus companheiros de chapa, mas a cada dia fica mais próximo o fim desse mistério.
O candidato do Podemos, Miguel Duque, depois da intervenção do avô finalmente conseguiu colocar ao seu lado o empresário, e ainda parente, Marcos Godoy, e o candidato da Rede-Psol já se aliou ao Partido da Mulher Brasileira (PMB) e apresentou Ivanildo Gomes como seu vice.
Antes o PMB apresentava Ivanildo como pré-candidato a prefeito, e jurava que não abria mão da candidatura, mas durou pouco, foram convencidos pelos companheiros psolistas.
Pois bem, como falamos, apenas a prefeita e o pré-candidato do PSOL ainda não fizeram seus anúncios. Destes aí, o mais esperado é o nome do companheiro de chapa de Márcia Conrado, até por toda situação que foi criada, com a forma inusitada de escolher o nome depois de pesquisa popular, e quatro postulantes a vaga caírem em campo em busca do ‘seu lugar ao sol’.
A definição está a cargo de Sebastião Oliveira, presidente Estadual do Avante, que pelo visto não tem muita pressa. É costume dele tomar as decisões aos 45 minutos do segundo tempo, e pelo visto se caminha para isso também, agora.
Há quem diga que toda esta celeuma tem criado arestas dentro do bloco sebastianistas, que agora faz parte do bloco de Márcia Conrado.
Para atiçar ainda mais o deputado federal e irmão de Sebastião, deixou escapar que tinha um nome que estava a frente dos demais… que levava vantagem. Não revelou o nome e acabou deixando os envolvidos de cabelo em pé.
Pelas movimentações das redes sociais o Dr. Leirson parece levar vantagem nesta corrida, seguido de perto pelo advogado Dr. Allan Pereira, mas não se pode desprezar a figura da engenheira Roberta Menezes, tanto pela sua competência como também pela sua proximidade com o ex-deputado Sebastião Oliveira.
Analistas políticos começam a fazerem suas apostas no nome do empresário e ex-vereador Faeca Melo, e ele próprio, Faeca, recentemente em entrevista disse que ‘agora é minha vez’.
Não é a primeira vez que Faeca tenta emplacar seu nome. A favor dela pesa uma amizade muito estreita com Sebastião e toda sua fidelidade ao grupo dos Oliveiras.
Segundo os comentários, não apenas o resultado da pesquisa vai pesar nesta escolha, estes outros critérios, de fidelidade e militância política no grupo político do deputado terá peso relevante. Sebastião mesmo já deixou escapar que os critérios podem mudar, mostrando que a decisão do grupo é sua.
A indefinição do nome do vice parece não está incomodando Márcia Conrado que a despeito de qualquer coisa continua sua balada de pré-campanha. Soube aproveitar os momentos permitidos pela lei para divulgar sua gestão e agora, como disse um assessor de sua campanha, ‘é pé na estrada’.
Marcia evita entrar na celeuma da escolha do vice, segundo seus assessores dos quatro postulantes ela aceita qualquer nome “todos são bem vindos”, disse seu assessor e acrescentou, ‘Marcia se sentirá a vontade com qualquer um destes nomes pois são pessoas que sempre estiveram servindo a Serra Talhada’.
Para quem gosta de Edgar Alan Poe, está bom assim, muitos mistérios que só serão revelados no final, agora, para os envolvidos em tudo isso, é torcer para que a escolha seja a melhor para um final feliz.