EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 13/01/2023
Já dissemos aqui por diversas vezes que o Brasil vive dias difíceis ne sombrios, e o clima piorou ainda mais depois da invasão dos Três Poderes por manifestantes que depredaram o patrimônio Público no último domingo, dia 08.
O pais todo se assombrou, e é claro, os que estão no poder contra-atacaram com todas as suas armas, e é claro começou então uma verdadeira caçada ao vândalos, e com muita ênfase na defesa da democracia.
Indiscriminadamente começaram prisões e acusações, sempre com rótulos de terroristas, golpistas e antidemocráticos.
Essa sanha desvairada na perseguição assusta também, pois remete a alguns atos do passado, onde com este mesmo discurso se instalaram governos ditatóriais e tiranos.
Vamos então dar uma volta no passado. Basta pesquisar, e isso hoje é fácil. Basta acessar os sites de pesquisa e vão achar.
Veja bem. Na Alemanha, lá no começo do século XX, logo que Hitler foi nomeado chanceler, exatamente com três semanas que ele havia tomado posse o Parlamento Alemão foi invadido e incendiado, este ato mudaria radicalmente o rumo do povo alemão, e até do mundo.
A invasão e incêndio do Parlamento Alemão foi o pretexto que queria Hitler para ordenar a prisão de opositores, alegando que queriam tomar o poder, eram golpistas… estão vendo aí alguma semelhança com o que vivemos?
Mas tem mais, vamos adiante.
No dia seguinte a esta invasão do Parlamento, Hitler consegue a aprovação de um decreto, ‘para proteção do povo e do Estado’, conforme frisou, e assim suspende as liberdades civis e dá poderes excepcionais a polícia para prender todo e qualquer suspeito.
Começa a enterrar a democracia, isso sempre em nome da ‘defesa do povo e do Estado’.
É bom ressaltar que este decreto suspendia também a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa, o direito de livre associação, de reunião pública, quebrava sigilos, de correio e telefone.
Tem coincidência? Hoje não são os correios e telefones, mas as redes sociais que passaram a ser censuradas.
Pois bem, como podem ver, a invasão e o incêndio do Parlamento, foi o pretexto para o regime nazista (que era o partido de Hitler) se fortalecer no poder.
É preciso falar mais?
É preciso desenhar?
Qualquer um, leigo ou não, basta prestar atenção a história e ver que fatos se repetem, e que caminhamos perigosamente neste retrocesso histórico.