EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 19/12/2024
Hoje vamos falar um pouco de nossa aldeia. É incrível como as gestões petistas são nocivas para o povo.
Embora a nossa prefeita seja neo-petista, parece ter se encantando com o poder, como é comum nos petistas, e mesmo vivendo distanciada dos correligionários locais, tem uma aproximação danosa com o PT estadual e Nacional, para quem procura sempre está acenando, na esperança de ser sempre reconhecida como um dos destaques no partido, e isso é, afinal, é prefeita da maior cidade governada pelo partido no Estado, referência até mesmo no país. Isso, no entanto mostra, e ela não observa, a fragilidade do partido que se autodenomina um partido grande.
Mas não queremos falar apenas disso, como iniciamos, queremos falar dos danos de uma gestão que não se liga no legado que deixará para sociedade. Vejamos o caso do Museu da Cidade, que já foi pauta nossa aqui no X da Questão, que que voltamos a insistir no assunto, pois afinal o que se está praticando na Fundação Cultural, da gestão municipal é um crime contra a memória de um povo.
Fechar um aparelho como o Museu da Cidade, que tinha como principal prerrogativa guardar e preserva a história do município, é um atento a sociedade serra-talhadense, e o pior é que até agora só nós aqui no X da Questão vimos alertando para este crime.
Onde estão os representantes do povo?… nossos vereadores. Não vimos nenhum deles levantar a voz para denunciar e para cobrar explicações.
Mas era de se esperar, afinal atuam como um puxadinho do poder executivo e fecham os olhos para os desmandos e atrocidades como esta.
Possivelmente dirão que não enxergam o prejuízo que denunciamos. Não duvidamos que não enxerguem mesmo, afinal se trata de bem imaterial, mas que terá reflexo na formação de nossas gerações futuras.
Como conhecer nossa história?
Era lá no Museu da Cidade, antiga Casa da Cultura, que se encontrava detalhes de nossa história e de todos, inclusive deles os políticos.
Era a base da pesquisa, seja nos objetos, fotos, textos, livros antigos Pesquisas que municiava os estudantes da atual geração.
Lá se via como foi construída nossa sociedade.
Lá se conhecia o esforço e determinação dos nossos antepassados.
Museu não é lugar de coisa velha. Museu é o local para se preservar a história, a história passada e também a historia presente, afinal a história se constrói todo dia.
A prefeita por exemplo, certamente sua história, sua trajetória política estaria lá no museu para pesquisas de estudantes de agora e do futuro.
Mas fecharam o Museu, sem o consentimento de nossa gente… de todos nós que somos os verdadeiros dono do patrimônio.
Ficamos abismados, estupefatos sem entender o tamanho do dano de tal ato.
No espaço estão fazendo exposição temáticas… nada contra. Até somos favoráveis, mas teriam outros espaços, sem, comprometer nossa história.
Recentemente a Fundação cultural ocupou o espaço do antigo Cist, então, não é nada demais perguntar: Porque não instalaram lá tais exposições? o que não é admissível e ficarmos privados de podermos rever e viajar por nossa história em nosso MUSEU DA CIDADE.