EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 23/01/2025
Algumas vezes já falamos aqui que o fator ‘economia’ foi o principal fator que derrotou os democratas nos Estados Unidos. A política desastrosa do presidente Biden acordou nos americanos a necessidade de virar a chave.
Pelo visto não será diferente por aqui em terras tupiniquins. O governo do presidente Lula vem dia a dia desafiando a lógica e afrontando as leis mais básicas da economia. Um governo que exagera nas arrecadações, nas taxações, mas que pouco, ou nada faz para diminuir os gastos da Gestão.
Um Governo que insiste em manter 39 ministérios (mais um e poderia literalmente se dizer Ali Babá e os 40 ladrões). Que insiste em esnobar em viagens caríssimas, em gastos desenfreados nos cartões corporativos, em realização de eventos sem retorno social nenhum, mas bancados com o dinheiro do contribuinte, que acaba sendo penalizado duplamente, pois, em troca do desgoverno, em troca da irresponsabilidade fiscal, vem a inflação, que atinge diretamente a camada mais pobres… aqueles que sempre é quem pagam o pato.
Em reunião, cinicamente, como se não soubesse, o presidente fez cara de surpresa e disse que os preços da comida estão alto demais… isso nós sabemos, e ele também, mas ele se faz de desentendido e aponta o dedo para seus ministros e para comunicação do seu governo.
Os preços da comida estão caros”, e isso, na visão dele, dos seus ministros e marqueteiros, torna o governo impopular.
Veja bem, a preocupação: é com a avaliação do governo e não com a situação do povo, aí vem um ministro dizer que o governo vai baixar os preços das comidas, de todo jeito?
Mas como?
Vamos ver um filme velho e em preto e branco da época de Sarney, quando mandou a policia Federal aprender o boi no pasto?
E deu em quê?
Os bois sumiram, a carne sumiu, o desabastecimento aconteceu e a inflação explodiu.
Lembram?
Sabemos que muitos ainda lembram.
Sarney congelou os preços das mercadorias, vai também fazer o mesmo?
O presidente da Argentina, o Fernandez, amiguinho de Lula fez isso… se deu mal. E vai se dar mal qualquer um que caminhe por essa estrada.
O que vai sobrar é desabastecimento e inflação nas altura.
É esse o cenário de 2025.
É essa a colheita que Lula nos prometeu.
Mas ele e sua equipe continuam buscando uma maneira de achar um culpado pelos seus próprios erros. Daqui a pouco vai nos culpar por que comemos… ou comemos muito, como já fez uma vez.
O certo, é que aqui, como lá nos ‘states’, o povo vai decidir nas urnas, e vai de bolso vazio e barriga também, aí veremos no que vai dar.