EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 24/02/2022
E tá aí o mundo em polvorosa.
Mesmo sabendo do poderia bélico da Rússia, bem como do sentimento expansionista do presidente Putin, assim como o sentimento imperialista da Rússia, o mundo inteiro esperava uma solução pacífica, negociável, mas eis aí o que acontece.
Tropas Russas invadiram a Ucrânia e já começa a chegar notícias de mortes.
Interessante como tudo se cruza… por trás de tudo isso está o poder econômico.
De um lado os Estados Unidos, xerife do mundo e um dos maiores incentivadores de guerras e guerrilhas mundo a fora, até porque a sua indústria bélica é quem mais lucra com isso.
Pois bem, de um lado os americanos arrotando bravatas e tentando intimidar a Rússia, esquecendo-se que esta também é um gigante bélico, e, pelo que se comenta, já vem se preparando para esta situação há anos.
Aí entra nesta história, gás natural, petróleo, carne, soja, defensivos agrícolas, o escambau.
O que isso significa?
Significa que mesmo estando nós aqui distantes, mesmo que não nos envolvamos diretamente no conflito, certamente vamos pagar caro por tudo isso
Não bastasse a pandemia, que já a dois anos castiga o mundo inteiro, vem agora mais essa.
Está aí mais um ingrediente para campanha eleitoral deste ano.
Isso mesmo.
Nem adianta achar que é exagero atrelar uma guerra lá no leste europeu com nossas eleições.
É não.
Vejam bem, tudo se encaminhava para normalidade, até as questões sanitárias já estavam mais amenas. O dólar por exemplo, ontem fechou a 5 reais… ou seja, tudo caminhando para a economia do pais entrar nos eixos, e com isso baixar a inflação… então estoura a guerra.
É evidente que o petróleo vai subir, é evidente que os defensivos agrícolas vão subir, e faltar, e nós somos consumidores disso tudo, logo, é evidente que os produtos agrícolas e o combustível principalmente, vai subir também por aqui e isso é igual a inflação.
Pronto, é tudo que a oposição quer para culpar o presidente, ainda mais tendo ele ido a Rússia se encontrar com Putin recentemente.
Serão capazes até de dizer que foi ele (Bolsonaro) que incentivou o presidente Russo a invadir a Ucrânia… duvidam?
Afinal, pra um genocida isso seria fichinha, não é mesmo?
Atentem aí com tudo que vai acontecer.
Certa vez dissemos aqui que os maiores adversários deste presidente na tentativa de se reeleger seria a pandemia e a economia… pois bem, tudo caminha para estarmos certos.
Vamos torcer para que o conflito seja breve, embora saibamos que os urubus daqui com certeza querem é ver o circo pegando fogo.