EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 25/01/21
O que é estelionato eleitoral?
É exatamente o que o você está pensando e o que vemos acontecer corriqueiramente.
São promessas extravagantes, geralmente e abusivamente feitas por candidatos a cargos, seja no executivo ou legislativo para enganar os desavisados, aqueles que chamamos de incautos, mas que podemos dizer também, desprovidos de qualquer senso crítico ou da razão.
Assistimos este festival de promessas em todas as campanhas eleitorais, ou seja, de dois em dois anos.
A grande maioria das promessas estapafúrdias partem dos candidatos a cargo no executivo. Prometem o céu e a terra e não sabemos porque mesmo sendo uma prática repetida a exaustão, ainda tem quem caia no conto do vigário.
Assistimos a isso agora aqui na última campanha eleitoral. Nós assistimos aqui e tal prática foi repetida Brasil a fora, sem exceção nenhuma, em todos os municípios do país.
Vamos então nos limitar a este nosso espaço, a nossa aldeia.
É claro e evidente que não vai dar para enumerar tudo, ficamos então somente em alguns exemplos, com certeza todos relembrarão de muitos outros exemplos.
Vamos nos reportar a promessa que está sendo cobrada nos últimos dias pela população, vamos falar das 150 ruas que o prefeito anterior prometeu calçar/pavimentar até o final do ano passado… estão lembrados?
Para fazer isso ele recorreu a um empréstimo de 4 milhões. Este empréstimo foi autorizado para que fosse feito, pela Câmara de Vereadores.
É preciso lembrar que o empréstimo ficou para ser pago pela atual gestão.
Na época, em plena pré-campanha o prefeito tentava dar um ‘up’ na sua candidata que não vinha muito bem nas pesquisas e lançou mãos desta, digamos ‘fake’. Anunciou que até o final do seu mandato calçaria 150 ruas.
Nós daqui gritamos, alertamos que era humanamente impossível, isso se baseando na velocidade que o município usa para pavimentações. Alertamos que não chegariam a 50, e agora perguntamos: chegou?
Até hoje não se divulgou as ruas calçadas, o que se sabe é que de todos os bairros explodem cobranças de ruas que anunciaram que calçariam e que está lá, do mesmo jeito… ruas descalças.
O mais grave é que a conta ficou para ser paga pela gestão atual… na verdade por nós contribuintes.
O secretário de obras, que foi do passado e está no presente correu para dizer que o programa de calçar as ruas vai continuar e que é prioridade.
Sim, isso foi dito lá atrás quando conseguiram aprovar o empréstimo. Isso foi dito lá atrás quando alertamos que não conseguiriam cumprir o prometido, mas nem deram ouvidos, o importante era gritar na imprensa, fazer o estardalhaço e enganar a população, que embriagada pelas palavras correram e elegeram a candidata do prefeito.
É lamentável que não exista nenhuma lei para punir essas lorotas, melhor dizendo essas mentiras deslavadas.
É lamentável que de dois em dois anos apareça alguns desses sabichões para virem fazer de ‘palhaços’ a todos nós.
Por ordem, assim agem os candidatos a presidente, governadores e prefeitos e na esteira vem os candidatos a senadores, deputados federais, estaduais e vereadores.
Quando vamos acordar?
Quando vamos criar vergonha na cara e dar um basta a tudo isso?
Quando vamos exigir que ‘estelionato eleitoral’ seja punido como crime, assim como é com qualquer outro estelionato?