EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 26/09/2024
É impressão ou a movimentação política, faltando apenas 11 dias para o dia da eleição, deu uma, como se diz aqui no Sertão: ‘amornada’.
Esse pelo menos é clima que se vê nas ruas.
Na opinião de alguns analistas políticos é porque o resultado já é ‘fato consumado’, o que questionamos, afinal, faz bem pouquinhos dias e o principal oponente da candidata que aparece em primeiro lugar nas pesquisas apregoava um crescimento. Mesmo alguns analistas também registraram este fato, então cabe questionar, o que aconteceu para este clima de velório agora?
Até onde sabemos nenhum fato novo que leve a isto aconteceu, mas realmente vimos uma pisada no freio de todos os lados, seja da candidata petista, seja do pessoal do Podemos como também até mesmo do Psol e do PL.
Cansaram?
Há quem diga que estão tomando fôlego para uma movimentação grande nos últimos dias da campanha. Pode ser. Estratégia é estratégia, só admiramos que todos tiveram a mesma estratégia ao mesmo tempo.
A prefeita, resolveu direcionar sua campanha nestes dias de marasmo as mulheres. Engraçado é que nos quase quatro anos que está à frente da prefeitura, não se viu tudo que agora promete, logo fica a pergunta: Não será apenas mais promessas?
Já o seu principal oponente, Miguel Duque, promete crédito para os mototaxistas e acabar com a indústria da multa. Outra incoerência, o pai dele, Luciano Duque, em oito anos que esteve à frente da prefeitura, não dirigiu nenhum olhar para categoria, e lembrando que foi ele Duque, que criou o a STTrans, esse monstro que eles acusam de ser o patrocinador da indústria das multas.
O certo é que graças ao STTRANS temos um trânsito menos caótico do que o que era antes da superintendência.
Mas em campanha vale tudo… até prometer o impossível.
Mas falávamos do marasmo da campanha nestes dias finais, e falávamos da campanha da majoritária, e se esta está assim, em banho Maria, a dos vereadores… nem se fala.
Já foi dito aqui e fazemos questão de repetir: esta (a campanha para o legislativo) é a maios importante, pelo menos deveria ser. É onde o cidadão eleitor deve prestar atenção, para não repetir os erros das eleições passadas e colocar lá na Câmara pessoas que bradam, bradam, mas que na verdade querem apenas uma boquinha… querem apenas fazer parte do ‘arrumadinho’.
Muito deles, que estão lá e são agora candidatos a reeleição, se elegeram e tentam voltar usando a máquina. Atravessando serviços públicos, como é o caso da Saúde Pública, como se estivessem fazendo favores, quando o serviço, além de ser uma obrigação do município, é direito do cidadão.
O engraçado é ver alguns, que se apresentam como paladinos, como fiscais implacáveis dos desmandos do governo, mas que anteriormente foi eleito pelas mãos deste governo, exatamente usando o que acabamos de falar, a Saúde do Município, aí depois, por um fato ou outro rompido com o governo, impossibilitado de usar estes serviços, na verdade atravessar estes serviços, se transforma no paladino,n o Chapolin Colorado em busca de fazer justiça… de se mostrar um legislador sério, que cobra, que fiscaliza.
Hipocrisia, pura hipocrisia. No fundo busca se apegar a alguma plataforma que substitua o benefício que perdeu. Trocando em miúdos, que se reeleger… não quer perder a mamata, e depois… pé na bunda dos incautos que acreditaram em sua manobra.
E são muitos agindo assim. Então voltamos ao alerta: Escolha com cuidado o seu representante, e exija dele um comportamento exemplar… exija que seja de fato um representante dos direitos da comunidade e não um defensor daquilo que lhe traz vantagem