EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 27/06/2024
Se aproxima data das definições finais e os envolvidos na campanha para prefeitura de Serra Talhada ainda parecem um tanto quanto indefinidos, pelo menos no que diz respeito ao quesito vice.
O que está havendo?
Cautela ou estratégia?
Se sabe muito bem que o vice deve ser escolhido pela sua capacidade de aglutinar… de somar forças com o cabeça de chapa e assim fortalecer a campanha do candidato.
Aqui em Serra Talhada temos uma campanha polarizada entre dois candidatos que se comenta, são os mais fortes para chegarem à vitória. Um é a própria prefeita, Marcia Conrado que concorre a reeleição o outro, o candidato do ex-prefeito, que perdeu seu time e lançou o nome do filho, Miguel Duque. Mas não existem apenas esses, a direita não ficou parada, e confiando nos votos que o movimento deu ao ex-presidente Jair Bolsonaro nas últimas eleições presidenciais, lançou seu candidato, Sargento Jucélio, e o PSOL, eterno satélite do PT, resolveu sair da órbita petista e lançou o médico Dr. Luiz Pinto. Tinha ainda o candidato do PMB (partido da Mulher Brasileira) Ivanildo Gomes, que em uma conversa informal conosco garantiu que era pra valer, que não arredaria do objetivo, acabou arredando.
Tínhamos, pois, cinco candidatos, vamos ver quantos chegam ao final dessa corrida.
E, como iniciamos, tirando o PSOL, que anunciou seu pré-candidato a vice-prefeito, exatamente o Ivanildo Gomes do PMB, que sai da cabeça de chapa e se junta a Luís Pinto, os outros, não definiram quem vai fazer parte da chapa majoritária.
Quem é o vice do Sargento Jucélio do PL? Até agora não foi divulgado, e ele mesmo reconheceu que poderá apresentar uma chapa ‘Pão com Pão’, ou seja, um outro companheiro do PL, mas não adiantou nome.
E o vice de Miguel Duque?
Recentemente se falava no empresário Marcos Godoy, mas pelas informações o Marcos ficou de conversar com a família, e daí fechou o mundo, ninguém falou mais nada.
Em outros momentos Marcos já se lançou pré-candidato a prefeito. Ele sempre teve essa intenção, e tem o apoio da família nessas suas ambições políticas, mas não decidiu se quer fazer parte da chapa de Miguel, e é bom lembrar que Marcos tem ligações de parentescos com o pai de Miguel.
O que está havendo, porque a demora, é estratégia, ou estão perdendo um tempo precioso para vender seu produto? e olhe que o Podemos, que é o partido pelo qual o ex-prefeito está tentando colocar seu filho na cadeira de prefeito, não está em condições de fazer muita estrepolia… há de se admitir que estão bem fragilizados, o que antes era um forte nome na corrida para prefeitura (no caso o Luciano Duque) desidratou e agora vai ter que se esforçar muito para sair-se bem na fita.
Mas o mais complicado, e que já está incomodando até mesmo seus aliados, é a novela dos vice para chapa de Marcia Conrado.
A prefeita, depois que se aliou ao grupo do ex-deputado Sebastião Oliveira, deixou a cargo deste, e do Avante a escolha do seu companheiro de chapa.
Sebastião optou por uma medida inédita e um tanto quanto discutível, anunciou que a escolha do nome para vice, seria feita através de pesquisa popular, e mandou que os interessados caíssem em campo, e eles caíram: Dr. Leirson Magalhães partiu na frente e foi seguido pelo advogado Dr. Allan Pereira, pelo empresário e ex-vereador Faeca Melo e pela engenheira Roberta Menezes.
Os analistas políticos locais criticaram o critério adota, comentam que este critério pode gerar discórdia dentro do própriO grupo. Um dos postulantes, Faeca Melo, também disse não concordar com o critério, mas já que era a decisão, aceitava e estava na ‘briga’. Todos os outros também disseram aceitar e caíram em campo.
É bom lembrar que nesta lista já esteve o empresário João Duque Filho, por duas vezes e depois retirou o nome e disse que procuraria disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores.
É sabido que Sebastião Oliveira não é muito cuidadoso no marketing político. Apesar de ter sido deputado estadual, deputado federal e secretário de estado, Sebastião peca por protelar muito suas decisões e por fazer anúncios que nem sempre são cumpridos no tempo determinado.
Recentemente ele disse que logo após o ‘Arraia da Juventude’, que aconteceu no dia 23 passado, ele iria anunciar o nome escolhido para acompanhar Márcia na chapa, mas até agora só o silencio é que perdura.
Comenta-se que o clima entre os postulantes começa a azedar
Um deles chegou a comentar em Off que não estava gostando… e que poderia até deixar o grupo dependendo da escolha do nome.
Era exatamente isso que diziam e temiam os analistas políticos: dissidências depois de tanta novela.
Outros comentários dizem que Sebastião já tem o nome no ‘bolso do paletó’, que a disputa em pesquisa é só uma estratégia de marketing do presidente do Avante, mas que pode lhe trazer alguns prejuízos.
E assim vai nesse pé a pré-campanha para prefeitura de Serra Talhada. Todo mundo já tem o nome do cacique, e o pajé, quando vai anunciar, afinal, toda dupla tem primeira e segunda voz, e ambas são importantes.