EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 27/10/2022
Estamos chegando perto da decisão deste tão conturbado pleito eleitoral.
Mas que, vamos ser sinceros, só está assim tão conturbado graças a postura indevida e imoral do TSE.
O comportamento impróprio do Tribunal Superior Eleitoral já começou lá atrás quando o Ministro Edson Fachin estava a frente, a impressão que se tem é de que ele pavimentava a estrada por onde o agora presidente do Tribunal, o Ministro Alexandre de Moraes trafega.
Há quem diga que Moraes cumpre apenas um papel já predeterminado. Está lá exatamente para isso, só que a nosso ver vem caprichando até demais na sua atuação.
A campanha, extremamente acirrada está aberta.
Nós mesmo evitamos apostar que sairá vencedor e até aconselhamos que ninguém, embarque nessa aventura.
É, queira ou não um tiro no escuro.
Pois bem, não se sabe quem será o vencedor, se Bolsonaro ou Lula, se Lula ou Bolsonaro. Mas se sabe quem é o grande perdedor dessa campanha.
Vamos tomar emprestado aqui o que disse um comentarista político de uma emissora de televisão: o grande derrotado dessa campanha será, ou mesmo já é, o Ministro Alexandre de Moraes.
Ele não sai nada bem de tudo isso.
O futuro dele no novo governo que assumir será um tanto nebuloso.
Poderá o Ministro protagonizar o primeiro impeachment de um Ministro do Supremo no país.
Os pedidos para isso se acumulam no Senado, e na nova formação da Casa, existe sim clima para ser levado adiante.
Talvez por isso que ele (Alexandre de Moraes) esteja se esforçando tanto para eleger o seu candidato. Dissemos assim porque até a imprensa estrangeira já disse que ele tem um candidato, e que todo mundo sabe qual é.
Pois é isso, pode ele acreditar que seu candidato eleito possa fazer alguma interferência no Senado para barrar o que já é praticamente certo: o pedido do seu impeachment.
Não será fácil, mas, a esperança é a ultima que morre, e ele está apegado a esta esperança.
Infelizmente todas estas movimentações escandalosas da Corte macularam o pleito eleitoral. Não tem como não terminar tudo isso com desgaste.
Seja que resultado for, é quase certo de que o lado perdedor vai contestar, aí vamos partir para um terceiro turno desta eleição com sua judicialização, só que ainda existe outro temor, pois estando nosso judiciário assim tão comprometido, tão desacreditado, medidas mais extremas poderão ser adotadas.
Ficamos torcendo para que toda esta bagunça não respinguem em nós, cidadãos, pois logo agora que tudo começa a se encaixar, com taxa de desemprego caindo, oferta de emprego crescendo, inflação baixando, economia reagindo… logo agora vem acontecer tudo isso para nos deixar apreensivos?
Tudo isso acontece quando concentra na mão de um único homem tanto poder. Criaram um monstro e ele agora está querendo nos devorar.
Vão pensando aí em tudo isso, daqui a mais dois dias vamos ter que tomar uma decisão séria nas urnas… então pensem muito.