EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 28/04/2021
Como já dissemos aqui, o Brasil não é para amadores, e não é mesmo.
Dá trabalho entender as disparidades registradas, mesmo em ações que a priori deveriam ser uniformes.
Pois bem, é assim que estamos vendo acontecer com a vacinação contra a Covid-19.
Apesar de se dizer (isso mesmo, se dizer, pois na prática se ver outra coisa) que existe um calendário a ser seguido, onde as faixas etárias e alguns profissionais devem ser prioritários, vemos, em todos os níveis a coisa não acontecer diferente.
Vejamos:
Lá em São Paulo, vimos a poucos dias que estavam vacinando as pessoas a partir de 68 anos, ao mesmo tempo aqui, anunciavam que se iniciava a vacina das pessoas a partir de 60 anos.
Já registramos aí uma boa discrepância, não é mesmo?
Mas só tem um detalhe, não é bem assim, pelo menos aqui em Serra Talhada. Para alguns (agraciados ou apadrinhados) tem mesmo vacina para pessoas a partir de 60 anos, já outros tantos, até com mais idade estão indo se vacinar e dando com os burros n’água.
Mas tem mais.
Aqui dentro do Estado de Pernambuco vemos a cidade do Recife se destacando em vacinação. Com resultados pau a pau com a Europa e Estados Unidos.
Aí perguntamos: pode isso Arnaldo?
As vacinas não são distribuídas igualitariamente, proporcionalmente entre os municípios?
Como lá no Recife conseguem este milagre?
Agora mesmo o prefeito do Recife, anuncia que vai iniciar a vacinação dos professores.
Que coisa boa!!!
Mas porque este milagre não se replica nas outras cidades?
Será porque o prefeito do Recife sabe fazer o milagre da multiplicação, ou será que é porque ele é filho do ex-governador Eduardo Campos e da patroa do governador Paulo Câmara?
Podem até nos acharem chatos, mas não conseguimos dormir com estas questões martelando na cabeça.
Não conseguimos digerir por exemplo, uma revista aqui do estado estampar na sua capa a foto do nosso ex-prefeito com os dizeres de que a CGU elogia a gestão deste prefeito como a mais transparente do Estado.
Logo a CGU?
Engoliram essa?
Se for verdade é por isso que existem estas disparidades no estado. Aí sim, começamos a entender porque no Recife as vacinas ‘rendem’ mais… melhor dizendo, não entendemos, mas também não vamos ficar tentando descobrir, afinal, como diz a capa lá da revista, nosso estado está mal de transparência.
Continuando nessa pisadinha, temos que engolir, a nível nacional, um político com mais de 40 acusações de corrupção ser o relator de uma CPI para descobrir os erros cometidos, e ainda, na cara de pau vai para imprensa dizer que os erros têm que ser investigados, que os que erraram devem ser punidos.
Bonito Senador… bonito, mas só convence o senhor e seus asseclas, como por exemplo o presidente da CPI que é investigado lá no estado dele, o amazonas, por desvio de mais de 200 milhões.
É ou não um pais de ‘profissionais’. Triste do amador que tentar colocar a mão nessa cumbuca.
Ou triste de nós que temos que ‘engolir’ tudo isso, ou não seria: bem feito para nós que permitimos que tudo isso aconteça bem embaixo do nosso nariz.
Quando vamos criar vergonha na cara e vamos dar um basta nisso tudo?
Não vamos aqui passar a mão na cabeça de ninguém. Ao contrário do Senador corrupto queremos sim que se ache culpados por todos os erros e desvios dos milhões e mais milhões (dinheiro nosso) que foi enviado para governadores e prefeitos e mesmo assim o que se viu… bem é isso aí que se viu, quase 400 mil vidas perdidas para Covid.
Queremos sim a CPI, mas nunca com estes que estão aí… isso aí na verdade, é entregar o galinheiro para ser guardado pelas raposas.