EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 28/07/2023
Terminamos mais uma semana, e, sempre que fecha um período, seja um mês, uma semana, temos a sensação de ter vencido uma batalha descomunal, ou mesmo tirado um peso de toneladas das costas.
Esta sensação, se observarem bem nos acompanha desde que o atual presidente assumiu no dia 1º de janeiro passado.
São apenas sete meses desta atual gestão, mas confesse, parece que já dura séculos.
Quando falamos que a cada fechamento de período a sensação é de alivio, é porque, diariamente convivemos com atitudes deste governo que chega realmente a assustar.
Depois de passar o dia tenso, na espera de a qualquer momento um decreto, ou atitude de nossos governantes desmantelem nossas vidas, vamos dormir sempre com este sentimento e na incerteza de que o dia seguinte será um dia normal.
Vemos corriqueiramente atitudes autoritárias, seja do governo central, seja dos seus satélites, infringirem as normas legais, desafiarem a Constituição, oprimirem os cidadãos, aí não tem como, ficarmos temendo sempre o pior.
Dizer que é fácil viver assim, seria no mínimo hipocrisia.
O grau de stress vai lá pra cima, e talvez por isso a violência tenha explodido em casos banais.
O cidadão vive com medo. Não confia em ninguém, vivemos praticamente uma guerra silenciosa de todos contra todos. Nos olhamos com desconfiança, e tudo isto alimentado pelo relativismo das autoridades centrais para o que chamam de crimes de pequeno porte. Só que estes crimes matam, estes crimes, assustam, estes crimes perturbam a paz do dia a dia.
Mas assim vamos rumando. Vencendo cada etapa. Comemorando cada período fechado, semana, mês ou ano, e sempre na esperança, afinal, a resiliência é uma das forças do brasileiro, de que algo de bom vá acontecer logo mais na frente.
Há sim, uma luz no fim do túnel, a questão é que o túnel tem uma curva, e não deu ainda para ver esta luz.