EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 30/04/2024
De um lado o ‘dramalhão mexicano’ da candidatura de Luciano Duque ou não a prefeito de Serra Talhada. Ele, Duque cobrando, na verdade quase implorando, a ‘caridade’ de Marília, e do outro a presidente do Solidariedade e ex-deputada Marília Arraes, emparedada e sem, pelo que dizem, coragem de tomar uma decisão.
Enquanto isso, sangra o ex-prefeito que até já anunciou um novo plano para manter-se na disputa eleitoral do município, que seria indicar o nome de um empresário, que ele se nesga revelar quem, para disputar, com seu apoio.
Mas o dramalhão não acontece apenas nas hastes da oposição. Na situação também sangram os aliados de Márcia Conrado, e no caso os que fazem parte da tropa de choque do ex-deputado Sebastião Oliveira, presidente do Avante e o mais novo aliado da prefeita Márcia Conrado na sua jornada em busca da reeleição.
Para Sebastião ficou a vaga de vice na chapa da prefeita. Será do Avante a palavra final de quem vai ocupar esta vaga.
Até agora quatro nomes disputam a vaga de vice de Márcia Conrado, são eles: Faeca Melo, Allan Pereira (estes dois já entrevistados na bancada do X da Questão), aí tem também a engenheira Roberta Menezes que estaremos entrevistando em breve e o médico Dr. Leirson Magalhães, já com entrevista marcada para a próxima sexta-feira.
Cada um tem lá sua visão deste processo de escolha, que segundo Sebastião vai se basear em pesquisa.
Há quem pergunte: Será mesmo a força da pesquisas que vai definir a escolha?
Há quem duvide.
Até mesmo um dos pretendentes ao posto, o empresário Faeca Melo avaliou que esta disputa desgasta o grupo, mas que aceita a decisão do líder e está na disputa.
Pressionado sobre o assunto Sebastião chegou a dizer que o critério de escolha poderia mudar, mas que por enquanto estava mantida a forma atual, ou seja pesquisa.
Muitos analistas políticos viram aí um sinal de que tudo desague numa escolha pessoal do ex-deputado e é aí que volta a cena o nome de João Duque Filho, um dos principais nomes do Avante em Serra Talhada e que não estava nesta disputa porque optou por disputar uma vaga no legislativo municipal.
Mesmo estando fora da ‘briga’, o nome de Duquinho sempre é citado e visto pelos analistas políticos local como o melhor nome para compor com a prefeita Márcia Conrado.
Coincidência ou não, o assunto (da presença de Duquinho) na chapa majoritária voltou a ganhar força nas rodas políticas.
Porque será?
Serão sinais de uma nova estratégia do Avante e de Márcia Conrado?
É esperar para ver.