EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA01/12/2023
Ah! é?
É só isso que temos a exclamar diante das tantas indignações de jornalistas e alguns órgãos da imprensa contra as medidas do STF, lideradas pelo já conhecidíssimo ministro Alexandre de Moraes, acompanhado do presidente da Corte, Luiz Roberto Barroso, que incrimina a imprensa por declarações de entrevistados.
Agora todo mundo grita: censura a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão.
Ai repetimos: Ah! É?
Mas nós aqui já dizíamos isso lá atrás, e esses, pelo menos a maioria, de jornalistas que se sentem atingidos, lá atrás defendiam as atitudes autoritárias que aplicavam para um dos candidatos, durante a campanha para presidente da República, lembram? A censura prévia, e eles, os jornalistas e os conglomerados de imprensa aplaudiam, elogiavam.
E agora?
Nós daqui avisamos que tudo isso chegaria para todos.
E aí está. Era o prenuncio do que fazem agora: Estão construindo o país que eles, o STF e o PT desejam, e nesse país ninguém tem direito a falar. Nem o cidadão, nem a imprensa.
A imprensa tem que dizer o que eles, os donos do poder determinam, e aqui em baixo, o povo vai engolindo as verdades plantadas por esta ditadura que se implanta.
Alguns organismos falam em apelar, em recorrer.
Mas para quem? Para o STF?
É ser inocente demais. Acreditam mesmo que eles vão voltar atrás sua decisão?
Apesar da tragédia, de certa forma e reconfortante ver estes lacradores experimentarem do mesmo remédio amargo que eles ajudaram a administrar um certo grupo.
Pintaram e bordaram. Estão ainda pintando e bordando e a imprensa foi covarde silenciando. Estão presos inocentes, apenas porque ousaram protestar… se exaltaram e invadiram a sede de poderes, mas isso não justifica ter que morrerem na prisão… e a imprensa… essa mesmo que agora se sente atingida, calou-se.
Agora, pelo visto, não vai demorar para terem que reconhecer o mal que fizeram ao país quando trouxeram de volta bandidos para dirigirem a nação.
E tudo isso vai piorar.
Ainda veremos, daqui a poucos dias, com a conivência de políticos inescrupulosos, a bancada da Alta Corte receber um reforço, literalmente de peso, com a chegada de Flavio Dino, que vai para lá, instruído e determinado a implementar a sua ideologia.
Lembrem que não faz tempo, ele, Dino, como Ministro da Justiça já dizia que esse negócio de liberdade de expressão ‘acabou no país’.
Se ele dizia isso como Ministro da Justiça, imagina agora como Ministro da Suprema corte.
Marco Aurélio disse: Tenho pena da imprensa, e nós fazemos coro.
Vamos também pagar caro nisso tudo, mas somos pequenos, temos pouca importância, queremos ver como vão sobreviver os medalhões, os grandes jornalistas.
E aí? Porque não aplaudem o Ministro Alexandre de Moraes, o homem, segundo alguns jornalistas, que estava salvando a Constituição brasileira.
Será que está?
Será que a Constituição reza a controle da imprensa, a censura?
Pelo que sabemos é exatamente ao contrário.
Mas está bom assim.
Dizemos está bom assim porque pelo visto a coisa vai piorar ainda mais.