EM ST, SEM A PRESENÇA DA PREFEITA, QUE ESTÁ NA COLÔMBIA, GESTÃO MUNICIPAL SE REÚNE COM SINTEST E OEFERECE 5,46% DE REAJUSTE
Às vésperas de se iniciar a greve decretada pelos professores devido ao não reajuste dos salários, nesta quarta-feira (12) o vice-prefeito de Serra Talhada, Márcio Oliveira , se reuniu com o Sintest (Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Serra Talhada) para observar às tratativas pautadas com o Sindicato.
Durante o encontro, os representantes da gestão municipal dialogaram com os representantes dos docentes sobre as reivindicações da categoria.
O vice-prefeito, Márcio Oliveira, pontuou que a gestão municipal compreende a pauta da categoria e que busca o diálogo permanente, além da valorização dos profissionais de Educação. Ele destacou que administração está estudando os números e os resultados financeiros, com o intuito de apresentar uma proposta a categoria.
Pelo governo, estiveram presentes o vice-prefeito Márcio Oliveira, representando a prefeita Márcia Conrado; o procurador Cecílio Tiburtino; a secretária de Planejamento, Maria Joana; o secretário de Transparência, Fiscalização e Controle, Thehunnas Mariano; a secretária de Finanças, Cibelly Almeida; o secretário de Relações Institucionais, Tércio Siqueira; a tesoureira da educação, Lília Lacerda; e a secretária executiva da Educação, Luana Fernandes. Estiveram, também, os Vereadores Manoel Enfermeiro, Nailson Gomes e Gin Oliveira.
Pelo SINTEST, participaram os diretores Edvaldo Ferraz e Luciana Lima e o Presidente do Sindicato, Júnior Moraes.
Por fim a gestão apresentou uma proposta de reajuste de 5,46% para toda a categoria. De pronto, o presidente do Sindicato avisou que, embora a proposta do governo seja apresentada na assembleia da próxima segunda-feira (17/04), ela deva ser rejeitada pelo conjunto da categoria e que aguarda a proposta do governo por escrito.
Os trabalhadores em educação, em assembleias anteriores, aprovaram proposta de reajuste de 20% para professores, não aceitando uma proposta inferior a 14,95%, e de 26% para demais servidores. Por isso, a proposta do governo está muito longe do que reivindica o sindicato.
Curiosamente, pelas informações recebidas, não participou deste encontro os representantes da APROST, Associação dos Professores de Serra Talhada que exige discutir outras pautas além do reajuste, e neste encontro o restante da pauta sequer foi colocada em discussão pelo governo.
O Sintest por sua vez informou que a greve está mantida para esta próxima sexta-feira, 14/04 (quando nenhum trabalhador deverá ir trabalhar) e convoca toda a categoria para assembleia geral na segunda-feira (17/04), às 8h30, na Câmara de Vereadores de Serra Talhada.