FIM DA NOVELA: TCE DETERMINA FECHAMENTO DO LIXÃO E PREFEITURA DE ST COMEÇA A RETIRADA DOS RESÍDUOS
Depois da vistoria do TCE no Lixão da BR 232, aqui em Serra Talhada, onde, o presidente do Tribunal determinou a prefeitura do município para o encerramento imediato da colocação de lixo no local, bem como a retirada dos resíduos até o dia 31 próximo, a prefeitura antecipou-se e iniciou a retirada dos resíduos sólidos da área do lixão.
Segundo a análise do TCE, o que era denominado de ‘transbordo’, pelo poder público local, se trata de fato de um lixão a céu aberto.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Serra Talhada, desde ontem (27) “duas carretas estão retirando todo o resíduo sólido que estava acumulado e destinando ao local correto, a usina de resíduos sólidos do Pajeu, em Afogados da Ingazeira”. Apesar da informação da assessoria, não houve nenhum comunicado oficial do governo municipal.
Segundo o relatório do TCE, “Após visita in loco, no dia 26.12.2023, a auditoria deste Tribunal de Contas verificou que as proibições da Lei 12.305/2010 estão sendo reiteradamente descumpridas, já que, desde o primeiro semestre de 2023, quando foi feita a diligência no âmbito do Ministério Público e demais agências de fiscalização ambiental até a data da presente inspeção, as irregularidades se mantiveram, na estação de transbordo”.
O TCE constatou não impermeabilização do solo, com a consequente contaminação do solo e do Açude do Angico; Formação de chorume, em razão da gestão temerária da estação; Cercas de contenção precárias, com a contaminação das áreas externas com resíduos sólidos mais leves, como sacos plásticos; Presença de catadores, com risco de contaminação; Existência de muitos urubus na área de transbordo (ressaltando-se a proximidade com o aeroporto do município); Entrada do transbordo com livre acesso, sem qualquer porteira ou sinalização; Pilha de lixo com mais de 8 metros, tendo apenas uma única carreta para fazer o transbordo de todo o RSU para o aterro em Afogados da Ingazeira, localizado a 84 km de Serra Talhada.
Todas estas irregularidades já vinham sendo denunciadas pelo youtuber Sérgio Hernandes através do seu canal e no X da Questão da Rádio Líder, que desencadeou uma verdadeira campanha contra o crime ambiental que vinha sendo cometido, um crime que foi iniciado ainda na gestão do ex-prefeito Luciano Duque, mas que continuou na atual gestão.