LIXÃO CONTINUA NA BR 232, PREFEITURA NÃO TOMOU NENHUMA PROVIDÊNCIA, A NÃO SER RETIRAR OS CATADORES
No dia 03 de novembro, o youtuber Sergio Hernandes trouxe à tona um crime ambiental que vinha e continua sendo cometido pela Prefeitura de Serra Talhada: um lixão, instalado as margens da BR 232, nas proximidades do Residencial Vanete Almeida e próximo a um açude, que já se encontra contaminado pelos dejetos do lixão.
Quando da denúncia, os vereadores Pìnheiro do São Miguel e André Terto participaram do vídeo produzido pelo youtuber. Depois da denúncia, a prefeitura, apesar de não se pronunciar sobre o assunto, promoveu a retirada dos catadores de lixo que atuavam no local, prometendo cadastra-los para serem atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Município.
Diversas denuncias dão conta de que os catadores não foram totalmente cadastrados e que passam por privações.
Por outro lado, o Lixão continua às margens da BR, sem que nenhum providencia tenha sido tomada para sua retirada e agora com um agravante, denuncias de que diante da proibição da prefeitura da atuação dos catadores, pessoas estão cobrando taxas para que algumas famílias possam atuar no local.
Ao invés de fiscalizar o ‘crime ambiental’, a Secretaria de Meio Ambiente se cala e os vereadores da situação procuram justificar o injustificável.
Nesta terça-feira (24) na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, o vereador petista, Manoel Enfermeiro se pronunciou sobre o lixão, mas apenas tentando justificar de que 100 famílias atuavam no lixão catando lixo e que a prefeitura não tem condições de cadastrar todos. Em momento nenhum Manoel Enfermeira se referiu a como a Prefeitura vai fazer para sanar a questão da poluição e do crime ambiental que vem sendo cometido.
A matéria completa pode ser vista no canal de Sergio Hernandes, no youtube.