NOVA ONDA DE COVID ‘RONDA’ SERRA TALHADA, SECRETARIA DE SAÚDE LOCAL NÃO FALA NADA
Uma nova onda da Covid-19 começa a assustar os brasileiros, e pelas informações do Governo do Estado as subvariantes da ômicron, linhagem do coronavírus, BQ.1 e XBB, que podem causar 4ª onda já circulam no Estado.
De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde estas subvariantes já foram identificadas no Sertão, especificamente em Serrita, município que fica a 120 quilômetros de Serra Talhada.
Circulando de território pernambucano, das 75 amostras positivas analisadas, todas da ômicron, oito (11%) foram identificadas como BQ.1 e uma (1%) como XBB. O restante foi classificado como BA.5 (85%) e BA.4 (3%).
Apesar do estado já está em alerta inclusive informando locais para vacinação, em Serra Talhada, a Secretaria de Saúde Municipal não se manifestou a respeito do assunto, assim como foi em toda Pandemia, quando a Secretaria de Saúde de Serra Talhada, naquela oportunidade limitou-se a repetir as orientações da SES.
È grande o número de pessoas com sintomas de gripe, ou Covid, já que se assemelham, mas que não sabem como proceder.
Um paciente que procurou a redação do X da Questão informou que levou a filha para fazer testagem no Hospam, já que ela apresentava sintomas da Covid. Na recepção do hospital, disse ele, atenderam devidamente e informaram que fariam o teste, “fizeram as anotações, entregaram um cartão vermelho, já que se tratava de urgência e nos encaminharam, a surpresa é que ao sermos atendidos o médico disse que não estavam fazendo testes para Covid, ministrou uma injeção e nos encaminhou de volta para casa minimizando: é uma virose”.
O procedimento do Hospam preocupa a população, assim como o silêncio da Secretaria Municipal de Saúde que já deveria já ter vindo a público para dar informações mais precisas para população.