PELA 1ª VEZ, PERNAMBUCO TEM MAIS MOTOS DO QUE VEÍCULOS DE PASSEIO E PREOCUPA DETRAN.
Pela primeira vez, o número de motos emplacadas no estado ultrapassou a quantidade de veículos de passeio registrados, segundo relatório do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE).
Conforme o levantamento do Detran-PE, a frota atual do estado é de 3.758.345 veículos emplacados de todos os tipos.
Desse total, tinham sido registrados, até o mês de julho deste ano, 1.562.097 veículos de duas rodas, que englobam motocicletas, motonetas e ciclomotores. Já a quantidade de veículos de passeio chegou a 1.538.192.
Nos últimos cinco anos, Pernambuco registrou uma média anual de crescimento no número de motos de 56.425. A média de aumento do número de automóveis foi de 14.716, no mesmo período.
Conforme o agente de trânsito e instrutor do Detran-PE, Márcio Silva, esses números são causados pela facilidade para adquirir veículos de duas rodas, além da economia de combustível, oferta de emprego por meio de serviços por aplicativos e rapidez nos trajetos.
Apesar desses benefícios, esse aumento da circulação de motos traz preocupações para o Detran-PE sobre a quantidade de acidentes que podem crescer em Pernambuco.
“Esse aumento de motos traz uma preocupação não só para o Detran-PE, mas para o estado como um todo. Tanto que Pernambuco tem o Conselho Estadual de Prevenção de Acidentes de Motos (Cepam), que trabalha em parceria com ONGs e com o próprio Detran-PE para realizar ações que visam orientar e diminuir o número de sinistros no trânsito”, alerta Márcio Silva.
Ainda segundo o levantamento, a tendência é que o número de motos aumente ainda mais este ano.
Entre os sete primeiros meses de 2025, foram emplacados 70.823 novos veículos de duas rodas, uma média de 10.117 por mês.