PESQUISA EM ST APONTA LUCIANO NA FRENTE DE MÁRCIA NA ESTIMULADA, MAS PERDE QUANDO A RESPOSTA É ESPONTÂNEA.
Segundo publicado no blog do Magno Martins deste sábado (30), uma pesquisa do Instituto Opinião aponta que a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT) bate todos os pré-candidatos da oposição, com exceção do ex-prefeito e deputado Luciano Duque (SD).
Na simulação de um confronto com Duque, com quem rompeu e que foi responsável pela sua vitória em 2020, a petista leva uma desvantagem de 11 pontos percentuais.
Se as eleições fossem hoje e o candidato da oposição fosse Luciano Duque, este teria 44,1% e a prefeita 33,3%. Quando o nome do ex-prefeito é substituído pelo do vereador Ronaldo de Deja, atual pré-candidato do grupo de oposição liderado por Duque, a prefeita assume a ponta com 45,4%, enquanto Ronaldo de Deja aparece com 31,5%.
Já na espontânea, modelo no qual os eleitores são forçados a indicar o nome da sua preferência sem a cartela contendo todos os pré-candidatos, Márcia lidera com 23,5% e Duque vem em seguida com 9,8% da preferência do eleitorado, enquanto os demais se situam abaixo dos 3%.
A surpresa foi a inclusão do nome do filho de Luciano, Miguel Duque, que até então não tinha seu nome posto na disputa eleitoral. Ele aparece com 18,3%. Se fosse ele o candidato, a prefeita venceria com 51,9% dos votos.
Os resultados mostrados pela pesquisa confirmam o que já vem sendo comentado no meio político local, que será mesmo o ex-prefeito Luciano Duque que encabeçará uma chapa contra a atual gestora. Comentando com a redação da Líder FM, um analista local relembrou palavras do então deputado federal Sebastião Oliveira: “Luciano só entra em disputa quando tem certeza de vantagem”, e embora na espontânea o ex-prefeito perca para Márcia, os números da pesquisa estimulada colabora para decisão do agora deputado, que, conforme se comenta, costura com Sebastião Oliveira um apoio do Avante a sua candidatura, no caso o Avante indicaria o vice na chapa.