EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 11/07/2024
É incrível como os políticos tem a certeza de que o eleitor é facilmente manobrado, que como gado vai para onde for tangido.
Não é à toa que marqueteiros, vez por outra se apropriam de frases de efeito, criam os chamados movimento e jogam para plateia.
Quantas vezes já ouvimos: ‘a onda vermelha, ou a onda azul cobriu a cidade”.
É comum, e no embalo dessa onda vai sendo tangido a boiado de eleitores, e isso não é de hoje, vem lá de trás, vem dos ‘currais eleitorais’, que nunca acabaram, que continuam, com os discursos fáceis, amarelos e promessas vãs, que vem mantendo sua boiada, pronta para ser ferrada e no dia da eleição irem para o abate.
Isso mesmo, o abate, pois, ao depositarem na urna seu voto errado, estão sentenciando a si mesmo, estão permitindo que eles alcem ao poder, e lá, apenas observem com um riso matreiro a plebe que ficou cá embaixo, gritando, reclamado. Pouco importa. Os clamores vão durar só até a próxima eleição, quando todas as práticas serão repetidas, e esse gado vai voltar para o curral para mais uma vez ser ferrado e abatido.
Observem aqui mesmo.
O candidato da extrema esquerda, denuncia que outro candidato esquerdista está tentando cooptar seu partido para inviabilizar sua candidatura.
Este candidato de origem e praticas esquerdistas, acusado de tentar cooptar, já faz isso há muito tempo. Sempre atuou assim.
Recentemente, quando se viu acuado, pois jurava que tinha todos aos seus pés, e quando viu que não era bem assim, aí começou a atacar seu principal rival, acusando de estar fazendo um ajuntamento de partido, que condenava tal prática.
Ao mesmo tempo que falava, tentava cooptar outro partido e buscava apoio de um outro partido de direita.
Que salada é essa?
Afinal onde é limite entre o que se diz e o que se pratica.
Existe ideologia ou lógica nestes movimentos?
Não conseguimos enxergar, o que enxergamos, e que acreditamos ficar bem claro que existe uma busca desenfreada em busca pelo poder.
O que é que tem do outro lado. O que encanta tanto?
O que mais escutamos dos gestores é de que não é fácil ser prefeito… ser vereador… ser isso… ser aquilo, mas quando chegam lá não querem, como se diz ‘largar o osso’, ou será a varinha de condão… a caneta?
Essas nossas indagações na verdade são mais um alerta para o povo… para esse gado que marcha para o mesmo curral de sempre.
É claro que é necessário eleger os políticos. Infelizmente é o mal necessário. Uma sociedade precisa sim das suas instituições políticas, mas o cidadão tem que saber fazer suas escolhas e não se deixar encantar pelos mesmos encantamentos, pelos mesmo encantadores.
Se não tem nenhum bom… que seja o menos ruim.
Melhor menos ruim do que os ruins de sempre.