EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 13/12/2022
Existe um termo muito usado para situações que estão no extremo: ‘está uma panela de pressão’, o termo é adequado. É sabido que a panela de pressão, se passar da sua capacidade acaba explodindo, e é uma explosão violenta, com frequência causa estragos grandes.
Pois bem, o termo pode ser muito bem aplicado para situação do país, e, como já dissemos aqui, uma situação criada por pessoas que não se pode dizer não tem conhecimento do que suas ações podem serem capazes.
A panela de pressão está no fogo… já passou da hora de retira-la, no entanto, estes senhores que a colocaram lá, nem a retira e ainda aumenta o fogo.
Desde quando vimos ouvindo o chiar dessa panela?
Já faz tempo e agora, depois do dia 30 de outubro a chiado aumentou… e muito.
Vai ser preciso mesmo explodir?
Viram em Brasília ontem?
Pois bem, já existe indícios de que ‘infiltrados’ participaram daquela desordem que o país assistiu, e isto é algo que tem que se preocupar, pois existem grupos que desejam isso mesmo, o quanto pior melhor. Estes grupos se fartam é nestas horas.
É claro e evidente que não foram os manifestantes que estavam, e estão na frente dos quartéis que promoveram a baderna. Lá tem famílias e já tem mais de 40 dias que realizam seus protestos ordeiramente. São senhores, senhoras, mães, pais, crianças… não tem como ter saído de lá a baderna que assombrou a capital federal, e assombrou a todos nós.
Não é assim que queremos, já dissemos isso.
Queremos sim que alguma providencia seja tomada para que a ordem, para que a verdadeira democracia, com liberdade para os cidadãos retorne.
Não podemos ficar a mercê da vontade de um único homem ou de uma instituição.
Não aceitamos ditadura, seja de onde e de que forma for, do proletariado, militar ou do judiciário.
Apesar de condenarmos tudo que aconteceu ontem. Apesar de acreditarmos tais atos terem sidos manipulados, estudados e feitos com o propósito de macular os que se manifestam ordeiramente, apesar disso, ou exatamente por isso é que é preciso ver o estopim da coisa: mais uma ordem de prisão expedida pelo Ministro Alexandre de Moraes.
E não vai parar por aí. Ouviram o discurso dele ontem na diplomação: “Estão todos identificados e serão todos punidos”, disse, e o fez com rancor, com ódio nas palavras, era notório.
Como aceitar isso.
Um pouco antes, um colega passa por ele, e esquece o microfone ligado e solta: ‘missão dada, missão cumprida”, o áudio está circulando por aí.
Perguntamos: que missão foi dada?
Por isso que dissemos: nosso país se transformou em uma panela de pressão, e, ou alguém ou algo liberara o vapor, ou teremos ainda muitos momentos perigosos, que poderão nos levar a lamentar no futuro.