EDITORIAL DO X DA QUESTÃO – DIA 26/02/2025
A visita da governadora Raquel Lyra a Serra Talhada e outras cidades aqui do Sertão nestes últimos dias evidencia o que sempre falamos aqui: o comportamento subserviente dos políticos a autoridade maior, no caso a Governadora.
Uma verdadeira romaria se formou de prefeitos, secretários e aspones para ‘tomar a bênção’ e beijar a mão da chefe.
A governadora vem de fato promovendo algumas ações que eram necessárias no estado, afinal, vamos ser realistas, Pernambuco, depois de cerca de 16 anos nas mãos do PSB, estava aos frangalhos. Na saúde por exemplo a governadora tem promovido ações que tem beneficiado toda população do interior, como por exemplo, o centro de hemodinâmica instalado agora no Hospital Eduardo Campos, mas não se pode esquecer de que muita coisa ainda precisa ser feita… nem tudo é o mar de rosas que os políticos, em romaria parecem demonstrar.
Só que, ninguém ousou levantar a voz para fazer cobranças, para apontar erros na administração governamental, como por exemplo, a falta de IML numa cidade do porte de Serra Talhada, como também a falta de uma delegacia da mulher aqui no município.
Alguém sabe dizer se algum político, daqui ou das cidades vizinhas trouxeram este assunto a pauta?
Com certeza ninguém saberá ou mesmo ouviu sobre o assunto, no entanto, blogs daqui e de toda região se empanturram de fotos com políticos sorridentes posando ao lado da governadora.
Parecia até propaganda de creme dental.
Impossível tanta felicidade estampada no rostos de todos aqueles que se aglomeraram e se acotovelaram para ficar mais perto do poder.
A grande maioria, melhor dizendo, todos com interesses futuros. Alguns para mostrarem a governadora que está ali, presente, e assim faz jus a algum benefício que recebe. Outros porque querem se catapultar nas eleições de 2028, e outros com olho agora mesmo, nas eleições do ano que vem, na esperança de que, sendo reeleita a governadora se lembre deles, afinal, quem não aparece não é lembrado, não é mesmo?
Sempre condenamos e não vamos mudar nossa opinião. Reconhecemos que eles (os bajuladores) necessitam e tem até a obrigação de fazer fila para beijar a mão da governadora, mas nós não temos esse compromisso nem essa necessidade, e preferimos elogiar todas as ações positivas que o governo do estado vem desenvolvendo, mas ficamos a vontade também para criticar a falta de atitude em alguma outra ações.
Até que estamos sendo beneficiados, no caso aqui de Serra Talhada, mas convenhamos que não podemos mais conviver com este esquecimento… com este descaso., e na falta de um outro, levantamos nós a bandeira: A instalação urgente de uma delegacia da mulher, no município, afinal somos o maior município da região, o segundo maior do Sertão de Pernambuco, e nos vemos rodeados de delegacias da mulher em Afogados da Ingazeira, em Salgueiro, mas aqui… nada. Não podemos então ficar calados.
Como não podemos nos calar com a falta do IML.
Veja só: temos 2 faculdades de Medicina, dois hospitais regionais, sem falar nos hospitais particulares, mas nossos entes queridos, quando vítimas de acidentes, de crimes, etc, tem que fazer um tour macabro, para Petrolina, Caruaru ou Recife enquanto familiares ficam à espera do retorno dos seus corpos, e que em algumas vezes até voltam trocados. Sem falar que em muitos casos, ficam por horas… muitas horas, estendidos em via pública a espera do rabecão e mesmo da polícia técnica, que é em Afogados da Ingazeira, e não aqui
Não podemos nos calar, e falamos aqui o que os nossos representantes políticos, ou mesmo um destes aspones que estavam lá, feito papagaio de pirada da governadora, não tiveram a sensatez de falar… De apontar… de cobrar.
Nós cobramos… nós reivindicamos, e é dever de todo cidadão